O que a criança não pode ficar sem? Será que estamos prestando atenção de fato ao que é essencial na vida delas, especialmente do ponto de vista das próprias crianças?

Amor? Brincadeiras? Alimentação saudável? Com certeza temos muitas e diferentes respostas para essa indagação. Mas a Rede Nacional Primeira Infância resolveu ampliar o debate e incluir a opinião dos pequenos. Assim nasceu o projeto Crianças na Rede: pela primeira vez no Brasil, um plano que diz respeito às crianças considerou o ponto de vista delas. 

Segundo reportagem do site Catraquinha, o Plano Nacional pela Primeira Infância contribui para a concepção das políticas públicas relativas aos cuidados e à educação das crianças pequenas, de zero a seis anos. Envolve não apenas a educação infantil, mas tudo aquilo de que elas precisam para crescer saudáveis, seguras e capazes de aprender: saúde, nutrição, vida em família e em comunidade. 

E então, o que será que as crianças elegeram como essencial na vida delas?

"Bons pais, antes de tudo, 'os protetores da criança', nas palavras delas. Depois, casa e comida, que 'sem casa vai morar embaixo da ponte', e sem comida 'fica doente e acaba no hospital'. Além disso, uma boa escola, em que brincar e aprender aconteçam simultaneamente, e um hospital alegre, pois 'brincando a gente sara mais depressa'", diz a a apresentação do documento "O que a criança não pode ficar sem, por ela mesma" - que você pode ler na íntegra aqui.

Veja algumas frases das crianças que participaram do estudo:

  • “Açúcar engorda, estraga os dentes”.
  • “Todo mundo precisa ter casa senão vai morar embaixo da ponte, vai ficar doente”.
  • “A família que não faz nada junto, fica triste”.
  • “Família é estar junto”.