Quando li essa notícia já me deu vontade de voltar a Paris com a Donatella - mas dessa vez no verão. É que os parisienses poderão aproveitar três piscinas montadas com a água do Sena, à beira do rio. Cidades e urbanismo são temas que me agradam porque dizem respeito ao nosso futuro e de nossos filhos - e iniciativas como essa só ajudam a transformar o espaço urbano em local de convivência e civilidade.  

Em 2016, a prefeitura de Paris anunciou que nadar nas águas do Rio Sena seria algo possível. A promessa se concretizou com o anúncio recente da novidade: a partir do dia 15 de julho, Paris deverá ter três piscinas públicas abastecidas com a água do Sena, já descontaminada. 

As piscinas estarão localizadas no 19º distrito da cidade em um lago artificial que se chama Bacia de La Villette. O projeto prevê uma piscina destinada a crianças, uma média com até 1,2 metro de profundidade e uma maior, com 2 metros, dedicada a nadadores experientes.

O projeto do verão, traduzido como Projeto Nadar, é apenas a inauguração de parte de um grande plano que começou em 2015 e visa a estimular a prática da natação em áreas públicas da cidade. As piscinas devem ficar em funcionamento até o final do verão europeu, mas podem ser montadas novamente na temporada do ano que vem. Além disso, as margens do Rio Sena também contarão com uma estrutura de praia artificial, que já é tradição, para que os parisienses e turistas suportem os meses mais quentes do ano na capital francesa em alto estilo.