Chegou a época de férias, aquele período em que a criançada fica em casa em tempo integral. E é durante este período que surge a dúvida: o que fazer com as crianças durante as férias escolares? A cidade de São Paulo oferece uma programação infantil de férias bem completa. Confira algumas dicas:

Oficina de vídeo game - Nada melhor do que se divertir aprendendo, né? Durante os meses de dezembro e janeiro, a unidade Mind Makers de São Paulo, escola voltada ao desenvolvimento do pensamento computacional, oferece cursos gratuitos sobre fundamentos de programação para crianças e adolescentes de 7 a 13 anos.

Crianças e adolescentes interessados em aprender sobre linguagem computacional e raciocínio lógico poderão se inscrever pelo telefone (11) 5531-8000 ou pelo e-mail moema@mindmakers.cc. Após a conclusão do curso, haverá entrega de certificado. 

Cidade da Criança -  Um parque de São Bernardo do Campo com atrações para adultos e crianças: túnel do terror, minimontanha-russa, carrinho de bate-bate, tagadá, teleférico, barco viking e submarino, entre outras. O espaço tem praça de alimentação com restaurantes e lanchonetes. A entrada é feita a partir da compra de ingressos, que podem ser adquiridos online a partir de R$ 50 por pessoa. Clique aqui para saber mais informações. 


Aquário de São Paulo - Com cerca de 2 milhões de litros de água, já foi considerado o maior do Brasil e o primeiro temático da América Latina. Inaugurado em julho de 2006, apresenta cerca de 3 mil exemplares com 300 espécies de animais. O local está dividido em cinco diferentes setores: Água Doce, Oceanário, Pinguinário, Morcegário e Mamíferos. Cada parte possui tanques, aquaterrários e outros elementos que representam esses ecossistemas brasileiros. Espécies ameaçadas de extinção, como a Piracanjuba e o peixe Mero podem ser observados. Clique aqui para saber mais informações.

Instituto Butantan - Oportunidade de colocar as crianças em contato com a natureza e, mais especificamente, com os animais e insetos animais com os quais muitas delas desenvolvem medos e até fobias. O instituto apresenta as espécies (aranhas, escorpiões e anfíbios) nas salas climatizadas do Museu Biológico, separadas do público por vidros, ou no serpentário ao ar livre, dividido em peçonhentas e não-peçonhentas. Para grupos formados por famílias e amigos, não é necessário agendamento prévio.


Planetário Professor Aristóteles Orsini -  Tem como objetivo sensibilizar o público para as questões do universo, em especial da astronomia. Lá, as crianças vão aprender educação, cultura e entretenimento. Foi reaberto em 2006, depois de restaurado e modernizado. Hoje, conta com o projetor Zeiss StarMaster e uma cúpula de 18 metros de diâmetro. As senhas para as exibições ao público são distribuídas sempre uma hora antes do horário das sessões, ou seja, a partir de 12h, 14h, 16h e 18h dos domingos e feriados.