Adoro mostrar novos sabores para a Donatella. E ela adora provar! Mas muitas crianças, principalmente quando chegam na idade escolar, rejeitam a comida, fazem caretas. Por isso, achei fantástica a ideia da nutricionista e educadora alimentar Lílian Figueiredo Geraldo Custódio. 

Pensando em chamar a atenção dos pequenos, Lílian resolveu "se transformar" em personagens de histórias infantis para ensinar sobre a importância de uma boa alimentação. Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, princesas e fadas conseguiram conquistar a confiança de crianças de 2 a 10 anos de duas escolas onde leciona, em Passos, Minas Gerais. A ideia surgiu com os filhos, Enrico, de 10 anos, e Frederico, de 6.

“Inicialmente eu elaborava o lanche coletivo das crianças. Daí veio a necessidade de, além de atender a uma proposta dos lanches saudáveis e nutritivos, fazer com que essas crianças provassem, sem fazer cara de nojo. Foi aí que desenvolvi a técnica de falar a linguagem delas e mergulhar no mundo lúdico”, explicou Lílian.

A partir de então, ela começou a implantar nas salas de aulas as ideias que já havia testado com os filhos. Aos poucos, os trajes das personagens foram se tornando uniforme e ganharam apelidos, como “Princesas Nutritivas”, “Rapunzel e seu Abacate”, “Cinderela e sua Abóbora” e até “Chapeuzinho e sua Cesta”.

Aulas de educação nutricional em Passos (MG) estimulam crianças a se alimentar melhor (Foto: Arquivo Pessoal/Lílian Figueiredo Geraldo Custódio)

Nas escolas onde Lílian trabalha, o sucesso com as crianças chega a impressionar até mesmo a direção. Para Creide Pereira de Souza Ponçansini, o trabalho da nutricionista tem sido algo mágico.

"O fato de estar vestida de fada encanta os alunos, que não piscam quando ela está falando. O aprendizado é colocado em prática no dia a dia das crianças, pois elas chegam em casa e pedem para que a mamãe faça igualzinho ao que a fada falou", disse a diretora.

'Rapunzel e seu abacate' conquista crianças em duas escolas de Passos (MG) (Foto: Arquivo Pessoal/Lílian Figueiredo Geraldo Custódio)