Você sabia que deixar as crianças descalças tem relação direta com o desenvolvimento cognitivo dos pequenos? Nos dias de calor, liberar os pezinhos dos calçados para se refrescarem é abrir a porta para um mundo de sensações. Aquilo que muitos chamam de sujeira é um estímulo e tanto não só para a inteligência como também para o sistema imunológico.

Na sola dos nossos pés há terminações que correspondem a todos os nossos órgãos, segundo a medicina chinesa. Quando ficamos descalços todo o corpo fica ativado, desperto e energizado. Isso fica ainda muito melhor quando há terra ou areia para pisar.

No blog Conexão Planeta, a pedagoga Ana Carolina Thomé, especialista em psicomotricidade e educação lúdica, e a bióloga e socióloga Rita Mendonça, explicam as principais vantagens dessa vivência.

"O corpo reconhece esses elementos como “parentes” e pode ficar relaxado. Além disso, a terra e a areia são móveis, se amoldam aos pés, massageando-os. As crianças que têm pé chato são as que não tiveram oportunidade de caminhar livres e descalças sobre superfícies que permitissem a formação natural da arcada do pé", dizem, no artigo.

Eu adoro explorar essas experiências com a Donatella e percebo como isso a ajudou no processo de caminhar com segurança, enfrentado diversos desafios e aprendendo com eles. Além disso, a exposição aos “micróbios bons” é fundamental durante a primeira infância, porque ajuda a melhorar a microbiota (bactérias, vírus e fungos nanturais do organismo) dos filhos. E vamos combinar. Não há sensação de liberdade maior para os pequenos do que viver essas sensações, não é?

Nós adoramos!