O comunicador Marcos Piangers, autor da série de livros O Papai é Pop, tornou-se conhecido por ser um pai participativo - e ainda ter uma visão poética da infância das filhas, Anita e Aurora. Mas esse dom não veio do berço. No mês passado, pela primeira vez ele e a mulher, Ana Cardoso, autora do livro Mamãe é Rock, dividiram um palco para falar, juntos, sobre a experiência de vida familiar - durante o Seminário Internacional da revista Pais & Filhos.
O tema da palestra já adianta a importância da colaboração em casa: "Pai presente, mãe com tempo". O casal famoso foi super sincero ao relatar todas as dificuldades que enfrentaram desde que Ana descobriu que estava grávida da primeira filha, Anita.
"O Papai Pop não nasce pronto", contou Ana. "Os homens não nascem 'prontos'. A mulher tem que construir essa relação colaborativa junto com ele, pedir ajuda e dividir tarefas."
Piangers lembra do momento em sua vida, quando Aurora, a segunda filha, já havia nascido, em que começou a se incomodar com o preconceito que sofria ao exercer o papel de pai - por inteiro. "Alguns sinais sociais mostravam que eu não precisava estar com as meninas, cuidando, levando a aniversários ou eventos. As pessoas debochavam, dizendo: 'Tá de babá hoje, é?' E eu respondia, meio surpreso: 'Não, eu estou de pai'".
Aos poucos, enfrentando mudanças de cidade, longas jornadas de trabalho e desafios comuns a todos os pais, o casal foi construindo uma forma de realmente dividir o dia a dia. Ana lembra que determinou que essa divisão de tarefas fosse feita por escrito: "Não teve essa de só falar. Chegou um momento em que eu fiz uma lista de tarefas. E cada um, inclusive as filhas, seria de fato responsável por suas coisas".
Os dois concordaram em abdicar de algumas coisas, como compromissos excessivos de trabalho, para passar mais tempo com os filhos e conseguir alinhar a rotina para que não ficasse pesado para nenhum dos dois.
Por falar em Piangers, está chegando às livrarias a versão em quadrinhos de O Papai é Pop - a obra já está em pré-venda em www.belasletras.com.br.