Refletir sobre como consumimos é cada vez mais necessário. Com o ano escolar recomeçando, é hora de prestar atenção à grande quantidade de folhas, cadernos, lápis e outros materiais que nossos filhos acabam nem usando - e vão para o lixo, quando poderiam ser reutilizados, reciclados ou reaproveitados.

Doutora em Educação e especialista em Desenvolvimento Humano, Maria Belintane Fermiano escreveu sobre o assunto para a Rede Brasileira Infância e Consumo: "Vivemos uma crise hídrica de grandes proporções. Todo produto que consumimos tem em sua produção a utilização de água. Ou seja, economizar água vai além de fechar a torneira" alerta a especialista. Mas o que isso tem a ver com o material escolar?

"Consideremos que sejam descartados, anualmente, 30 folhas de sulfite que ficaram amassadas e cinco cadernos com sobra de 30 folhas cada um. No total são 180 folhas que poderiam ser utilizadas e não foram. Segundo o Instituto Akatu, são necessários 10 litros de água para produzir uma folha de sulfite A4! A aritmética é bem simples: 180 folhas descartadas representam 1.800 litros de água."

Além da preocupação com o meio ambiente, a educadora observa que o momento da troca do material escolar é mais uma  oportunidade de educarmos nossos filhos: "É um ótimo momento para dizer não. Não ao consumo impulsivo de nossos filhos que querem materiais novos. (...) Eles não precisam de toda linha de produtos de seu personagem favorito, um ou dois itens serão suficientes para atender sua necessidade de faz-de-conta". 


DICAS PARA UTILIZAR MELHOR O MATERIAL ESCOLAR

1. Antes de sair às compras para repor os materiais (ou compra tudo novo), faça um levantamento do que já há em casa. 

2. Reúna lápis, canetinhas, borrachas, apontadores, avalie o que ainda pode ser aproveitado, o que deve ser reciclado e o que você pode doar para quem necessita. 

3. Crie o hábito de manter os materiais (que ficam em casa) em caixas organizadoras ou bolsinhas com zíper - assim você evita que os objetos fiquem espalhados ou se percam ao longo do ano.

4. Junte folhas que foram usadas apenas de um lado, grampeie e crie um bloco de rascunho, desenho ou anotações. Você pode usar a capa de uma caderno antigo para recriar uma capinha para esse bloco.

5. Examine a mochila do seu filho e veja se ele de fato precisa de uma nova - ou se é apenas capricho infantil. O momento do consumo também abre oportunidades para educarmos nosso filhos e reforçarmos valores.