Não sei vocês, mas, para mim, os primeiros amigos que fazemos na vida são os nossos primos. Mesmo tendo irmãos, é na junção da família, no fim de semana, na nossa infância, que experimentamos as primeiras vivências do brincar, do compartilhar e até, por que não, do brigar. É por isso que eu amei compilar aqui 4 ganhos incríveis de conviver com primos na infância. Quer ver? Aposto que você também vai se identificar e desejar aproximar mais e mais seus filhos do resto da família.

- Dormir na casa dos tios, longe dos pais, podendo desenvolver a segurança e a autonomia necessárias para estar distante em algumas situações. E, de quebra, sair da rotina e brincar muito.

- Aprender diferentes hábitos. Quantas e quantas vezes, longe dos pais, experimentávamos alimentos que em casa nem cogitávamos provar? Geralmente, nessas ocasiões, as crianças têm a oportunidade de se mostrar mais maduras e responsáveis, porque, ao contrário do que ocorre em casa, onde o amor incondicional é fato, no ambiente de familiares, elas precisam lidar com a aceitação e o olhar do outro.

- A cumplicidade entre primos é um grande ponto dessa convivência. É comum que, na relação entre irmãos, haja bastante competição. Assim, na interação com os primos, o campo é mais neutro, e as brincadeiras fluem melhor.

- A interação e a amizade entre primos devem ser estimuladas para que a família se fortaleça e não perca sua história e cultura. É um laço bonito para manter os afetos arraigados.