Uma parceria entre o Instituto Maurício de Sousa e a Abrale criou um kit muito fofo feito especialmente para as crianças que estão lutando contra o câncer. Com bonecos da Mônica e do Cebolinha, jogos, ilustrações que ajudam a comunicar dor e sentimentos, versões de equipamentos médicos como estetoscópio e injeção de brinquedo e gibis com personagens novas criadas especialmente para esse material, o kit dodói é uma ferramenta para auxiliar a criança no entendimento da sua condição. 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

As duas novas amiguinhas da Turma mais amada do Brasil também estão doentinhas, e usam as histórias para explicar tudo sobre leucemia e linfoma - dois dos tipos mais comuns de câncer infantil - de maneira lúdica e acolhedora. Dá uma olhada nesse vídeo que conta um pouquinho mais sobre o projeto.

Além de distrair os pequenos, o material estimula a conversa sobre o hospital, as fases de tratamento e as particularidades de cada doença, o que contribui bastante para diminuir medos e angústias. A iniciativa já está presente em 40 hospitais, já capacitou 194 profissionais e já auxiliou 4.650 mil pitocos a lidarem com os seus dodóis.

O próximo desafio é chegar a mais 3 mil crianças e, para isso, foi lançada uma campanha de financiamento coletivo. O valor arrecadado será destinado à produção de mais kits e à capacitação de equipes hospitalares para que possam oferecer tratamento cada vez mais humanizado aos pequenos.

E aí, vamos participar? É bem fácil. Basta clicar aqui, escolher o valor e efetuar a doação através do site. Saiba mais sobre o Projeto Dodói aqui.