O telefone toca e quem fala do outro lado precisa de ajuda para lidar com uma emergência: um ursinho de pelúcia está doente e precisa de um médico. Será que tem algum médico especialista em ursinhos de pelúcia por aqui? Olhos, ouvidos, o que será que há de errado com o paciente?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Hmmm… aqui há uma pista: a garganta do ursinho está inchada! Será que é uma inflamação? Melhor fazer um exame. Assim, brincando de faz-de-conta, as crianças aprendem a falar sobre bactérias, antibióticos, germes, incubação, microorganismos, laboratório de análises, estetoscópios e muito mais.

Essa encenação faz parte do projeto Theatrical Journeys Project (Projeto Jornadas Teatrais, em tradução livre) desenvolvido por Elizabeth Bruce, uma professora de artes pra lá de criativa. O método tem como objetivo usar o faz-de-conta para ensinar ciências, tecnologia, engenharia e matemática através da arte para crianças de 3 a 5 anos.

O projeto surgiu no CentroNía, um centro de educação infantil dedicado a promover educação de qualidade (e bilíngue!) para crianças de baixa renda em Washignton, nos Estados Unidos, mas hoje já conta com um livro didático feito para que qualquer educador possa colocar as jornadas em prática nas salas de aula do mundo todo.

Para saber mais sobre este material, clique aqui.