Vem do Reino Unido uma notícia alentadora em tempos de tantas reflexões e lutas relacionadas às questões de gênero. A agência de regulamentação de propaganda Advertising Standards Authority’s decidiu que atribuir atividades divididas por gêneros é algo ruim para crianças e adultos. Por isso, no Reino Unido, não será mais permitido comerciais que separem brinquedos, atividades e serviços em coisas de menino ou de menina, incluindo aqui o tradicional uso de cor rosa para o sexo feminino e de azul para o sexo masculino, iniciativas que apenas reforçam estereótipos de gênero. A nova lei se baseou na atual legislação que proíbe anúncios que retratam as mulheres como objetos sexuais ou extremamente magras:

1. São proibidas propagandas em que as mulheres aparecem limpando a casa e cuidando dos filhos sem o marido.

2. São proibidos materiais que mostrem homens falhando ao realizar tarefas domésticas e crianças fazendo atividades ou brincando com objetos que sejam divididos por gênero.

Que avanço, não é?