Encontrar pistas sobre o desaparecimento do aluno Roberto Argúcio no sótão do colégio ou desvendar onde está escondido o antídoto que salvará o ajudante de um cientista dos efeitos de uma poção mágica? Desativar uma bomba capaz de lançar um vírus horrível no planeta ou encontrar um tesouro escondido no casco de um navio? Qual desses mistérios pode ser resolvido em menos de 60 minutos? Segundo o pessoal do Escape Júnior, todos.

Os jogos do tipo “escape” começaram na internet. O jogador precisava percorrer cenas estáticas em busca de links que revelassem enigmas e pistas para a resolução de um mistério, sempre correndo contra o tempo. Na vida real, a tela virou uma sala. No lugar dos cliques entrou o revirar de armários e prateleiras e o trabalho em equipe para matar as charadas.

O Escape Júnior, localizado em São Paulo, adaptou o formato, a temática e a complexidade do jogo para crianças de 7 a 15 anos. Tudo com a ajuda e a supervisão de pedagogos, psicólogos e dramaturgos. Hoje, o complexo conta com quatro salas com capacidades e idades indicativas diferente: O Sótão do Colégio e O Porão do Navio Pirata recebem de 4 a 8 participantes dos 7 aos 13 anos, já A Criatura e O Laboratório do Dr. Maquiavel recebem de 3 a 7 pessoas dos 9 aos 15 anos. Dentro de cada uma delas as crianças são desafiadas com problemas de matemática, ciências, história, geografia e conhecimentos sobre o corpo humano. Tudo conforme cada uma das narrativas, é claro. 

Por ser um exercício de imersão e em equipe, a diversão vem carregada de outros ensinamentos. Entender o poder da colaboração, a importância da cumplicidade e o papel da liderança são essenciais para dar conta dos enigmas; o esforço do raciocínio lógico e o uso da criatividade são recompensados a cada adivinhação; e o medo superado - seja ele da história horripilante ou do fracasso - é como uma injeção de ânimo, confiança e autoestima para os pequenos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

A ideia pode ser uma ótima maneira de passar uma tarde com os amigos e também com a família, já que os pais são mais do que convidados a participar da aventura. Também é possível planejar uma festa de aniversário no local, mas cuidado: a equipe do Escape Júnior garante que comer o bolo não vai ser tão fácil assim. Tem enigma até para cantar parabéns! A casa abre de terça a sexta, das 14h às 19h, e tem horário estendido até às 21h aos sábados e domingos. As reservas podem ser feitas pelo telefone (11) 94298-0444 ou pelo e-mail contato@escapejunior.com.br