É, tudo indica que ter uma filha pesa mais no bolso.

Uma pesquisa da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros) revelou que as filhas podem dar até 30% mais gastos aos pais do que os meninos. Ou melhor: os pais escolhem gastar mais, não é?

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O grande “culpado” por essa disparidade seria o “efeito Cinderela”, já que as meninas acabam tendo mais gastos com cabelos e unhas, roupas, acessórios e itens de beleza.

Segundo o presidente da Abefin, Reinaldo Domingos, o levantamento realizado nos últimos anos com 15 mil pais de crianças entre 7 e 12 anos mostrou que há muito mais opções de produtos voltados ao público feminino, como cadernos e outros itens escolares, por exemplo. 

Entre os 9 e 12 anos é o momento em que as pequenas começam a gostar de se arrumar mais, e voltam seus olhares para os produtos de beleza e maquiagens, como xampus, cremes, batons, sombras e perfumes.

Especialistas destacam, inclusive, que muitos desses produtos, como roupas e brinquedos destinados às meninas, tendem a ser mais caros do que os direcionados aos garotos. Apesar disso, é preciso educar as crianças – meninos ou meninas – de forma que não se incentive o consumismo.