Tem criança que não desgruda do celular ou do tablet aí na sua casa? Pois a dependência extrema da tecnologia está virando assunto de terapia. Estudo da Unifesp de 2014 feito com 264 estudantes paulistanos e publicado em matéria da Revista Veja mostra que 65% deles dormem pouco para continuar logados, 51% acessam a internet enquanto almoçam ou jantam e 33% usam os dispositivos até no banheiro. Segundo os especialistas, a dependência digital pode levar a outros distúrbios, como ansiedade, depressão e até uso de entorpecentes no futuro.

O abuso da tecnologia não é exclusividade das crianças brasileiras. Casos parecidos acontecem no mundo todo, e, por conta disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pretende classificar o vício em jogos eletrônicos como distúrbio psiquiátrico. “Muitas vezes, a dependência parte dos adultos, que também têm dificuldade em controlar o uso”, afirma Fernanda Davidoff.

Vários sintomas claros aparecem quando a situação começa a sair do controle. Os jovens passam a se descuidar dos estudos e ficam extremamente irritados se alguém tenta pôr limites, entre outras coisas. Com um acompanhamento terapêutico, em parceria com os pais, é possível reverter o problema. 

O ideal, claro, é não deixar que se chegue a um ponto crítico. Antes dos 3 anos, os especialistas não indicam o uso de aparelhos eletrônicos. Para os mais velhos, duas horas diárias, no máximo, incluindo o tempo gasto com televisão. “Mais do que isso é disfuncional”, afirma Daniel de Sousa Filho, psiquiatra do Hospital Albert Einstein.

Vem ver aqui os principais sintomas da dependência:

Tensão
Fica extremamente irritado se a internet cai, a bateria acaba ou o adulto impõe limites de uso

100% on-line
Checa as redes sociais ou fala por WhatsApp quando está assistindo a um filme ou conversando com amigos e familiares

Fuga
Acessa a rede ou liga o videogame para fugir dos problemas corriqueiros ou para tentar melhorar o estado de ânimo

No mundo da lua
Descuida dos estudos, das atividades extra curriculares ou de relacionamentos com amigos e familiares por causa da rede

Mentira
Não cumpre os acordos para se desconectar ou não fala a verdade sobre o horário em que foi dormir