Amizade é uma das coisas mais bonitas da vida, não é mesmo?

Na infância, os amigos cumprem papel importantíssimo no desenvolvimento (e na felicidade!) das crianças. É através dessas interações que os pequenos aprendem a cooperar, resolver conflitos, respeitar o outro e agir com empatia - entre tantos outros aprendizados que a amizade proporciona. Agora, mais uma pesquisa comprova dados sobre os benefícios de se ter amigos: estudo publicado na Psychological Science mostra que as amizades de crianças a partir dos 6 anos geram impacto positivo na saúde - que se estende até a idade adulta! 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

 

O estudo se aprofunda nos benefícios para a saúde: crianças que tiveram amigos quando estavam em fase de crescimento têm menor pressão arterial e menor IMC quando atingem os 30 anos.

Um dado curioso: o estudo analisou apenas os meninos. Mas é difícil imaginar que os efeitos protetores sobre a saúde também não se apliquem às meninas.

Foram examinados dados de 267 meninos de escolas públicas de Pittsburgh, nos Estados Unidos. Como parte do estudo, os pais registraram quanto tempo seus filhos passaram com os amigos durante uma semana média, dos 6 aos 16 anos. Os pais também foram solicitados a registrar características individuais relacionadas à saúde e à personalidade da criança, bem como fatores ambientais, como o status socioeconômico da família.

Mesmo depois de contabilizar esses fatores externos, saúde infantil e até amizades na idade adulta, os pesquisadores dizem que há uma correlação entre as amizades da infância e a saúde do adulto. “Essas descobertas sugerem que nossas primeiras vidas sociais podem ter uma pequena influência protetora em nossa saúde física na idade adulta, e não são apenas nossos cuidados ou circunstâncias financeiras, mas também nossos amigos que podem ser protetores da saúde”, afirmou a cientista Jenny Cundiff, da Texas Tech University, que foi coautora do estudo.