Quem decide o melhor momento para ter o primeiro filho? Existe idade ideal para engravidar pela primeira vez? Sabemos que essa resposta varia de mulher para mulher e depende de uma série de fatores - vida pessoal, profissional, estabilidade financeira, planos do casal, se ela for casada, enfim. Acima de tudo, por ser uma decisão muito pessoal e importante, deve sempre ser respeitada e passar longe do julgamento dos outros. 

Apesar de a medicina ter respostas mais claras sobre o assunto, devido ao ciclo biológico feminino, pesquisa recente feita pelo Instituto Nacional de Estatística da Espanha mostrou que, lá, mais de 35% das mulheres têm dado à luz com 35 anos ou mais. De acordo com o jornal El País, em outros países europeus, como Itália e Luxemburgo, as mulheres têm o primeiro filho, em média, depois dos 30 anos. Em 1975, as espanholas tinham o primeiro filho aos 25.

Apesar dos desafios biológicos de postergar demais a maternidade, campo no qual a medicina avança a cada dia, estudo etnográfico da pesquisadora espanhola Elena H. Corrochan mostra que escolher ter filhos em uma idade mais avançada permite às mulheres “dedicar-se ao bebê sem ter preocupações com outros campos da vida social e afetiva que já foram resolvidos ao longo dos 20 ou dos 30 anos". 

Mais madura, mais capaz?

Diana Sánchez, presidente da Associação Espanhola de Psicologia Perinatal, considera que esperar mais para ser mãe significa que “você chega à decisão com maturidade, preparada para a mudança de vida que ter um filho representa. E com muita responsabilidade. As mães mais velhas são menos impulsivas e, por sua experiência, estão mais bem preparadas para este papel”, defende Sánchez.

Cada vez há mais exemplos de mulheres que decidem ter filhos mais tarde. Famosas como Salma Hayek, que teve a primeira filha aos 41; Uma Thurman (acima), mãe aos 42; ou Nicole Kidman, que se tornou mãe biológica pela primeira vez aos 40 e pela segunda quando já havia completado 42. A lista é longa e temos exemplos diversos aqui no Brasil, também, como Carolina Ferraz (abaixo), que aos 49 anos comemorou os dois anos da filha caçula.

E você, acredita que postergar a maternidade seria a sua escolha?