Com a recente tradução e lançamento do sensível Papai ao Meu Lado (saiba mais abaixo) veio a ideia de reunir aqui dicas de livros sobre pais e filhos. Os títulos abaixo são bons companheiros da historinha da hora de dormir e também dão ótimos livros de cabeceira para os papais e mamães que querem se emocionar e refletir sobre os seus papéis na vida dos pequenos. Dá só uma olhada nessas que, certamente, são lindas adições para qualquer bibliotecas particular.
Ilustrado e escrito pela artista Snezhana Soosh e traduzido para o português por Thiago Queiroz, esse livro retrata um pai companheiro e uma filha que, em uma frase, define a relação bonita entre os dois: “Ele sabe como me fazer sorrir. E conta as melhores histórias. Não importa o que estou fazendo, desde que papai esteja ao meu lado". Embora admita que o pai que arruma cabelos e toma chás com a filha no livro é um personagem imaginário, Soosh diz não ter dúvidas de que existem pais tão amorosos quanto ele no mundo.
Fica fácil escorregar para o lado de relações idealizadas de amor, carinho e presença quando se coloca pais e filhos em uma história no papel. Mas esse não é o caso da obra de María Wernicke. Neste livro, o por que de pais e filhos não estarem sempre juntos ou não receberem um do outro a atenção que gostariam faz parte da história. Nem sempre dá para ficar pertinho ou para cuidar do outro sem pensar em mais nada. E tudo bem. Porque quando dá, é muito importante, divertido e bonito.
Um livro leve sobre pais e filhos e, principalmente, sobre quanto os grandes podem aprender com os pequenos. Escrito e ilustrado por Lilli L'Arronge e lançado em português pela Companhia das Letras.