“As meninas fortes de hoje serão as mulheres incríveis de amanhã”. Com essa premissa, a Mauricio de Sousa Produções lançou o projeto Donas da Rua que busca encorajar a força feminina a ganhar mais voz, mostrando que toda menina é uma heroína nata. Acima de tudo, busca contribuir para que os direitos das meninas sejam respeitados, para que elas possam ser o que quiserem ser, em um mundo com mais igualdade de oportunidade para o gênero feminino.

A “baixinha e dentuça” Mônica foi a primeira personagem feminina do cartunista Mauricio de Souza. Ela foi criada há mais de 50 anos e estreou na tirinha do Cebolinha. Já em sua primeira aparição, ela mostrou que as meninas podiam ter seu espaço e que não é preciso corresponder a padrões de beleza para ser dona da rua. Era uma época difícil para as mulheres, que lutavam para ser respeitadas e aceitas em profissões consideradas “coisas de homem”.

O ponto central do projeto #DonasdaRua é mostrar histórias de mulheres do Brasil e do mundo que foram pioneiras e que, através dos seus exemplos, inspirem outras mulheres e meninas. O mais legal é que todas podem participar do movimento contando a sua história ou de alguém que admira, tudo publicado na plataforma digital turmadamonica.uol.com.br/donasdarua. Vale a pena clicar, conhecer e ler as histórias para seus filhos.