Imagine ir a um café onde garçons, chefs, baristas, caixas e até lavadores de louça são todos crianças. Em Amsterdã, esse lugar existe. E o mais bacana: funciona como oficina para que a garotada com idade entre 5 e 12 anos possa aprender a gerenciar um restaurante em todos os níveis. Com supervisão dos adultos, os pequenos aprendem a cozinhar, servir mesas, limpar, e até mesmo a fazer drinks – sem álcool, é claro.
Apesar de inovador, o espaço já funciona há 30 anos e é um tipo de “creche” onde famílias podem deixar as crianças para passar o dia. As crianças são voluntárias, até para evitar acusações de trabalho infantil, mas os clientes pagam de verdade. Todos os ingredientes e utensílios de cozinha são especialmente mantidos ao alcance da mão dos pequenos chefs, garantindo, assim, autonomia máxima. No menu, confeccionado inteiramente por imagens, ou seja, bem visual e fácil de ser compreendido, é possível encontrar pratos que as crianças gostam de cozinhar, como pizzas ou doces. Depois de pronta, a comida preparada pode ser degustada pelos cozinheiros mirins, que podem, ainda, convidar seus pais para a experiência.
As crianças também ajudam a plantar e cultivar parte dos ingredientes utilizados na produção dos alimentos, frutas, verduras e hortaliças, e assim já crescem com a consciência da importância dos alimentos orgânicos – algo que já é totalmente difundido na Holanda.
Não é o máximo? E aí, o que você acharia de matricular seu filho em uma experiência dessa?