Lembra daquelas histórias que seus pais contavam antes de dormir? Ou aquela história de família contada pelo seu avô dos tempos de quando ele era jovem? Pois é, essas e outras histórias são marcantes na vida e no desenvolvimento da criança. O momento da contação de histórias fortalece o vínculo entre os pequenos e seus cuidadores - quem lê junto com os filhos sabe bem disso. 

E é na infância que começa esse processo de se apaixonar por livros e histórias. Foi pensando nisso que Ana Rapha Nunes, escritora infantojuvenil nascida no Rio de Janeiro, criou a obra “A noite chegou… e o sono não vem”. O livro fala sobre o antigo hábito de contar histórias às crianças antes de dormir, e que, por mais que a tecnologia prevaleça, deve ser mantido.

O personagem principal da história se chama Dudu, um menino de cinco anos que, como várias outras crianças da sua idade, tem dificuldade para dormir. A obra mostra o universo infantil e como a imaginação nessa faixa etária pode ser potente, além de valorizar a necessidade de aproximar a criança do mundo literário desde cedo.