Você já se perguntou como encara questões relacionadas à deficiência? Um curta-metragem produzido aqui no Brasil me sensibilizou sobre o assunto e me fez pensar sobre empatia.

No filme dirigido por Ari Nicolosi e com música de Hélio Ziskind, uma menina chamada Heloísa, com paralisia cerebral, causa uma série de reações ao ingressar na sala de aula no primeiro dia do ano letivo. O curta é inspirado no livro “Por que, Heloísa?”, de Cristiana Soares, que se baseou numa história real, e me encantou ao mostrar como as crianças transformam, aos poucos, esse olhar curioso em empatia, construindo uma relação de parceria e amizade.


Vale prestar atenção também nas relações familiares ao lidar com o despreparo das cidades para lidar com cadeirantes, o modo como resolvem desafios sem perder o bom humor. Incrível e inspirador! Afinal, como diz a música do filme, durante uma festinha na escola de Heloísa, “Cada um com sua fantasia, cada um com seu jeito de ser…”.

Que tal incluir na lista de vídeos pra ver com os pequenos? Aqui a gente mostra na íntegra. Dá o play e se emocione também!

Por que Heloísa? - versão Libras from cristiana soares on Vimeo.