Quando tinha quatro anos, Mikaila Ulmer pediu aos pais um brinquedo que custava US$ 30. Eles a estimularam a pensar em um projeto para uma feira de empreendimentos infantis para ganhar dinheiro suficiente para realizar o seu desejo. Enquanto colocava a cachola para funcionar, ela foi picada por uma abelha.
Passado o susto, o que ficou foi uma curiosidade enorme sobre aquele bichinho. A pequena passou a pesquisar sobre os insetos fazedores de mel e acabou se apaixonando por eles. A ideia para a feira, no entanto, seguia sem rumo.
Mas uma coincidência mudou tudo. A bisavó de Mikaila a presenteou com um caderno de receitas bem antigo da família. Foi lá, em meio a escritos da década de 1940, que ela encontrou a resposta que buscava sem saber. Mikaila levou para a feira a receita de limonada da bisa: adoçada com mel.
Ela, que queria US$ 30, vendeu US$120. O sucesso de vendas foi tanto que, dele, surgiu uma marca de suco, a Me & the Bees Lemonade (Limonada Eu & as Abelhas), feito com mel de produção local.
O dinheiro extra conseguido no primeiro evento foi o responsável pelo braço ambiental da marca: por que não doá-lo para alguém que estivesse tentando salvar as preciosas abelhas? Com o lema "compre uma garrafinha e salve uma abelha", Mikaila seguiu participando de feiras, levando a sua marca adiante e doando parte do lucro para instituições que se dedicam à proteção das abelhas.
Hoje a Me & the Bees Lemonade está no cardápio de restaurantes e nas prateleiras da gigante Whole Foods, maior rede do mundo de mercados especializados em produtos naturais e orgânicos.
A menina tem hoje 13 anos e não desistiu de fazer a ideia crescer, pelo contrário: virou uma porta-voz da importância de cuidar das abelhas, que são responsáveis pela polinização cerca de 70% das plantas do planeta. Mikaila dá workshops sobre a importância das abelhas e participa de painéis sobre empreendedorismo.
Uma pequena verdadeiramente notável, uma boa ideia e o apoio dos pais: receita de sucesso!