A capital paranaense é um ótimo destino para viajar com crianças. Muitos parques, restaurantes, o famoso Jardim Botânico que parece um castelo de contos de fadas. Até os corredores de transporte público são motivo de surpresa por lá, já que os enormes ônibus triarticulados fazem suas paradas em pontos que parecem cápsulas transparentes saídas do futuro.
Separamos três dicas de passeio que podem (e devem!) ser feitas em uma manhã. Tudo começa em meio à natureza, na Ópera de Arame, e termina com um almoço no maior restaurante da América Latina.
10h - Café da manhã na Ópera de Arame
Primeiro é preciso dizer que a Ópera de Arame vale a visita mesmo que não haja espetáculos em cartaz. O enorme teatro de paredes transparentes parece flutuar no lago onde foi erguido, e o contraste da estrutura de metal com o verde das árvores do Parque das Pedreiras, onde fica a Ópera, é de encher os olhos! A dica aqui é começar o dia com um pão de queijo e um cafezinho no restaurante Ópera Arte, que fica anexo à estrutura do teatro, e curtir uma manhã gostosa com muito espaço para brincar, flores e passarinhos.
11h30 - Diversão no Parque Tanguá
Hora de partir, mas a viagem é curta: para sair da Ópera de Arame e chegar ao Parque Tanguá você não levará mais de 10 minutos. Há dois níveis principais para a visitação. O superior, que você vê na foto abaixo, tem um lindo espelho d'água com chafariz no meio de um florido jardim francês. A construção em forma de castelinho, ao fundo, é um mirante - e a próxima foto revelará o que é que você encontrará nessa surpreendente vista.
Esta é a parte mais baixa do parque, com direito a lago, cascata e muito verde. Tá vendo o castelinho lá em cima? Pode confiar: as crianças vão amar essa mudança de perspectiva!
13h - Almoço no maior restaurante da América Latina!
O colossal Restaurante Madalosso fica no charmoso bairro Santa Felicidade, conhecido por ser um pólo da gastronomia italiana e do artesanato na capital paranaense. Mas deixemos de conversa fiada e vamos aos números que fazem do Madalosso o maior da América Latina: são 4.645 lugares espalhados em mais de 7.600m² de restaurante. Por lá passam 55 mil clientes por mês, e essa galera chega a consumir 40 mil quilos de frango todos os meses. Impressionante, né? Dá para passear e conhecer todos os salões e, com sorte, até dar uma espiada na enorme cozinha.