Estimular o ensino da ciência através de atividades divertidas e interativas com o objetivo de aliar a educação científica ao entretenimento. Esse é o propósito do Ciência em Show, que se une ao Shopping Cidade Jardim e traz ao público o Pocket Museum, um museu interativo no qual a ciência é a protagonista.

Com entrada gratuita, o Pocket Museum abre as portas hoje (19 de janeiro) e permanece até o dia 4 de fevereiro. Localizado no piso térreo do Shopping Cidade Jardim, o museu interativo é destinado a pessoas de todas as idades que queiram vivenciar a ciência de forma divertida. 

A ideia é incrível e não vejo a hora de levar a Donatella para conhecer!

Todas as propostas dos cientistas trazem uma visão moderna do ensino, que aproveita espaços diversos para facilitar a aprendizagem. Os professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo e a pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston são os criadores do projeto.  

Projetado pelo arquiteto e designer gráfico Rodrigo Ohtake, o Pocket foi desenvolvido como uma fábrica de ideias no formato de alameda. O circuito é composto por treze experimentos interativos, distribuídos em quatro blocos denominados estações. Em cada uma delas o monitor conduz seu grupo a uma área do conhecimento.

Durante o trajeto de até 30 minutos, é possível interagir com o Gerador de Van de Graaff, Bobina de Tesla ou ver uma Bola de Plasma. Pode-se até mesmo passar por experiências com ondas de calor. "A ideia do Pocket Museum surgiu da nossa constante reflexão de como a ciência ocupa todos os espaços e de como podemos torná-la mais evidente na vida de todos. Esse projeto mostra um circuito para visitar e se encantar com a ciência”, diz Ana Ralston, especialista em tecnologias educacionais e sócia do Ciência em Show.