Chegar à escola sem força para segurar um lápis ou manusear uma simples tesoura? Pode parecer uma cena improvável, mas especialistas alertam que essa é uma realidade cada vez mais comum em sala de aula sim. O abandono de atividades simples como desenhar, colorir, recortar e colar e o uso cada vez mais precoce de tablets, celulares e computadores estão afastando os pequenos dessas brincadeiras que estimulam habilidades de coordenação motora básicas. 

"Crianças que passam muito tempo clicando ou tocando em dispositivos eletrônicos, em vez de brincar com brinquedos para manipularem ou colorirem com lápis de cera, ficam com as mãos pobres de controle e fracos para segurar o lápis na escola", alerta a terapeuta ocupacional Raquel Jaskulski, mão do Enzo e criadora do blog Mamãe Cria e Brinca.

Não sei vocês, mas minha infância foi repleta de brincadeiras como essas. Passávamos horas desenhando, pintando, fazendo recortes e colagens. É por isso que sempre deixo muito material à disposição para a Donatella se divertir e, de quebra, desenvolver sua coordenação motora. Por isso, fiquei impressionada com o alerta da Raquel. Além de chamar a atenção para esse problema, ela ainda disponibiliza, na sua página, um link com algumas brincadeiras estruturadas, com objetivos definidos, para treino de uso de tesoura. Ela pratica como filho de três anos de idade. Então é só clicar no link, se inscrever para receber o material por e-mail, imprimir e brincar muito com a criançada. Quem se anima?