Você já imaginou como a arquitetura pode contribuir para a performance escolar das crianças? Arquitetos europeus e japoneses não só imaginaram como projetaram escolas confortáveis, estimulantes e acolhedoras.
A Hazelwood School, em Glasgow, na Escócia, para alunos cegos, surdos ou com dificuldades de aprendizagem, tem paredes táteis e perfumadas para ajudar os deficientes visuais a se locomover.
Na Hakusui Nursery, em Chiba, Japão, a ideia dos arquitetos foi criar casas de madeira muito parecidas com as da comunidade agrícola local a fim de minimizar a sensação de ruptura que as crianças pequenas têm quando saem para a escola.
Na Eslovênia, uma área com oito quartos envidraçados ligados por portas de correr responde pela área de lazer no Šmartno Timeshare Kindergarten. O propósito do projeto é incentivar a aprendizagem através do jogo, possibilitando que as crianças possam escolher o que fazer das duas ou três horas diárias de recreio. São 65 "cantos de atividade" possíveis, com direito a um escorregador vermelho ligando dois andares (foto, no alto).
Muito inspirador, não é?