A música faz parte da vida da criança mesmo antes de ela nascer. É na barriga da mãe que ela começa a perceber os sons do mundo interior e exterior. Por isso, a musicalização infantil é super natural - e sempre bem-vinda. 

Em Santa Catarina, Rafa Donini mostra pra gente uma experiência diferente e muito linda: uma aula de musicalização em meio à natureza

Na companhia da filha, Donatella, e sua amiguinha Manuela, Rafa conversa com o professor Marco Antônio "Jaguarito", de Jaraguá do Sul (SC), sobre essa experiência que as crianças simplesmente amam.  

Vem com a gente passear pela natureza em meio a muita música!  

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

 

A gente aproveitou para conversar com o professor e entender bem como funciona a musicalização para os pequenos.

Existe idade ideal para começar o processo de musicalização da criança?

Segundo o professor, a musicalização é um processo de reconhecimento no qual a criança vai perceber como funcionam determinados sistemas musicais que a gente usa ao mesmo tempo em que ela também explora os sentidos para identificar os sons e brincar com eles. As crianças passam a desenvolver brincadeiras com esses sons que vão conhecendo.

Podemos brincar com a nossa voz - isso é musicalização.

Zoltán Kodály, um importante pesquisador do século 20, afirmava que a voz é nosso primeiro instrumento. "Então, usar as palavras é uma forma de incentivar a criança a reconhecer os sons e se divertir com eles", diz Jaguarito. 

"A musicalização é como se a gente preparasse a terra para depois plantar. Já a instrumentalização é quando eu começo a plantar as sementes. A criança vai tocando e melhorando, conforme o fruto vai nascendo", compara o professor.

A idade ideal para dar início à musicalização é a partir do momento em que o aparelho auditivo está formado: lá pelas 28 semanas de gestação. 

"A mãe já pode procurar por estímulos, inclusive com a participação do pai, que deve conversar com o bebê ainda na barriga. É assim que ela também vai se identificar com o pai, através de sua voz, quando nascer", explica Jaguarito. 

Existe idade ideal para começar a tocar um instrumento musical?

Para o professor de música, determinar uma idade ideal para o início do aprendizado de um instrumento é muito relativo. Às vezes, há crianças de 1 ou 2 anos já tocando bateria ou teclado. Mas, formalmente, a instrumentalização é indicada a partir dos 4 ou 5 anos.

E quais são os benefícios de ter uma aula de musicalização ao ar livre?

"Aqui, a criança pode fazer a aula sentindo o cheiro da terra, como é pisar na terra, além de interagir com os sons que estão em volta", descreve Jaguarito. Para ele, ao ar livre nós nos sentimos mais à vontade para poder  extravasar, expressar. Isso tudo ajuda a trabalhar a natureza e o som, fazendo reconhecimentos. 

"Com a experiência com a Rafa, por exemplo, a gente traz as frutas para a aula, até fizemos uma música sobre elas. Sempre ensinamos também o respeito e a identificação com o meio ambiente. A gente canta para a natureza."

Como os pais podem ajudar, em casa, na musicalização da crianças?

"A resposta está na natureza", ensina o professor. "Reproduzam esses sons. Como é o som do vento? De um galho? De um passarinho? Mesmo de um carro passando? Isso já é um grande incentivo." 

Ao mesmo tempo, os pais devem usar a voz para proporcionar a experiência do canto, que ajuda a criança a se expressar. "Não tenham vergonha nem se preocupem com afinação. É pura expressão e espaço para que a criança também se expresse", finaliza Jaguarito.

Acompanhe as atividades e a agenda de Marco Antônio "Jaguarito" no Facebook.