Toda criança gosta de brinquedo novo, a gente sabe, mas especialistas em comportamento infantil repetidamente afirmam que experiências são muito, mas muito mais valiosas para elas. Por quê? 

Bom, há uma série de motivos. 

Mas todos parecem apontar para um ponto em comum: a convivência intensa com as crianças em momentos de liberdade para fazer o que se gosta cria laços poderosíssimos.

Jogar conversa fora, correr na areia, montar a barraca do acampamento e até passar alguns perrengues de viagem junto com os pais envia uma mensagem muito positiva para os pequenos. Segundo o best-seller e psicólogo britânico Oliver James, essa mensagem é: "Você tem toda a minha atenção. Eu me divirto com você. Eu fico feliz de estar com você". 

Em entrevista ao jornal inglês The Telegraph, o especialista garantiu que quando o objetivo é o bem-estar das crianças no curto e no longo prazo, a escolha certa entre presente e férias é sempre férias.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

A novidade constante - cenário, culinária, cultura, flora, fauna - e as oportunidades sociais, físicas e sensoriais que uma viagem proporciona são excelentes para o desenvolvimento das crianças. Desde a sensação dos pés na areia ou na grama molhada de orvalho até a superação do medo de chegar na rodinha de brincadeira e pedir para participar, tudo é carregado de pequenos aprendizados.

E, de novo, a gente sabe que criança adora ganhar brinquedo, mas, no fim das contas, as caminhadas, as risadas e as novas experiências com você sempre serão mais importantes e marcantes do que o brinquedo que recém chegou às prateleiras. Uma coisa não exclui a outra - mas o valor maior deve estar na experiência e não no objeto.

Então anote aí os benefícios de investir em viagens e férias (mais do que investimos em presentes):

1. Aumenta a conexão entre você e seus filhos.

2. Você tem mais tempo livre (e de qualidade) para ficar ao lado das crianças.

3. A família faz descobertas juntas - e enfrenta imprevistos e desafios unida.

4. As inúmeras novidades (cultura, gastronomia, natureza ou línguas diferentes) contribuem para o desenvolvimento das crianças.

5. Vocês terão memórias para dividir e relembrar pela vida toda. E amar é ter memórias 💜