A violência sexual contra crianças não é um assunto que deve ficar só entre adultos. A campanha Defenda-se trabalha há quatro anos com o objetivo de incluir as crianças no debate.

Além de eventos e falas sobre o tema, o projeto investe na formação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos - já foram 2.500! -  e em conteúdos de vídeo no formato de desenhos animados. 

Eles são o principal veículo para que a mensagem chegue até as crianças com linguagem acessível, amigável e preventiva.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

“A ideia central é dar ferramentas para que meninas e meninos consigam identificar em sua rotina situações que favoreçam a violência sexual, para que tenham condições de dificultar a ação dos agressores e para que evitem situações de risco”, explica Vinícius Gallon, coordenador Defenda-se. 

Situações do dia a dia como pegar uma carona, navegar na internet e o que é uma denúncia são temas de vídeos já produzidos pelo time da Defenda-se. 

Gallon destaca, no entanto, o último vídeo lançado, sobre sentimentos (confira abaixo). 

Ele mostra um novo posicionamento da campanha: “Inauguramos uma outra linguagem, mais próxima dos desenhos animados assistidos pelas crianças, com mensagens-chave mais complexas e diretas, sem tantas subjetividades. Agora nós nomeamos as partes íntimas, por exemplo”, explica.

Outra novidade nos conteúdos é que a animação ficou graficamente mais elaborada, o que possibilitou a inclusão de outro tema imprescindível: a representatividade

Agora, entre os personagens das histórias, é possível ver crianças negras e pardas, indígenas, com síndrome de Down, vitiligo, deficiência auditiva, crianças refugiadas em outro país, crianças ruivas com sardinha, de cabelos encaracolados, crespos, lisos, escuros e loiros

Sobre a importância da identificação dos pequenos com os personagens, Gallon explica que “uma autoestima elevada ajuda as crianças a interromperem ou evitarem expressões de afeto que não sejam saudáveis”. 

Ele garante que a campanha sabe que há ainda muitas histórias para contar e que isso será feito com personagens ainda mais plurais.
 
Há planos de expansão da Defenda-se, mas as ações ainda são segredo. Enquanto a gente espera as novidades, dá para conferir todos os episódios da série Defenda-se nesta playlist.