Criança precisa de quê? Amor, claro, e "norte" para que elas descubram e entendam o mundo com suas próprias habilidades. Ensinar valores, cultivar a paciência, impor limites, respeitar a frustração delas... educar exige esforço constante dos pais e cuidadores - regado, sempre, com muito carinho e firmeza.   

A revista Parents reuniu algumas dicas preferidas de seu conselho editorial em um artigo voltado para a família e como exercer a parentalidade da forma mais plena e saudável possível. Entre as 50 pílulas sobre o assunto, selecionamos 10 – mas você pode ler o artigo na íntegra aqui.

1. Assuma o controle. As crianças desejam limites, pois eles a ajudam a entender e gerenciar um mundo muitas vezes confuso. Mostre seu amor ao estabelecer limites para que seus filhos possam explorar e descobrir suas paixões com segurança.

2. Não tente consertar tudo. Dê aos pequenos a chance de encontrar suas próprias soluções. Quando você reconhece amorosamente as frustrações de uma criança, sem se preocupar em imediatamente para salvá-la, você ensina sua auto-suficiência e resiliência.

3. Disciplina não é castigo. Aplicar limites é realmente sobre ensinar as crianças a se comportar no mundo e ajudá-las a se tornarem competentes, atenciosas e controladas.

4. Sempre fale a verdade. É como você quer que seu filho se comporte, certo?

5. Elogie apropriadamente. Em vez de simplesmente dizer: "Você é ótimo", tente ser específico sobre o que seu filho fez para merecer o feedback positivo. Você pode dizer: "Esperar até que eu estivesse fora do telefone para pedir o lanche era difícil, e eu realmente gostei da sua paciência".

6. Apenas diga não. Resista ao desejo de assumir obrigações adicionais no trabalho ou se tornar a Rainha Voluntária na escola do seu filho. Você nunca se arrependerá de passar mais tempo livre com seus filhos.

7. Ensine esse truque às crianças. Diga-lhes para sempre notar a cor dos olhos de uma pessoa. O contato visual ajudará uma criança hesitante a parecer mais confiante e ajudará qualquer criança a ser mais assertiva.

8. Explique a importância dos valores. A resposta simples: quando você é gentil, generoso, honesto e respeitoso, você faz com que as pessoas ao seu redor se sintam bem. Mais importante, você se sente bem com você mesmo.

9. Não brigue por comida. Uma criança saudável instintivamente sabe o quanto comer. Se ela se recusar a terminar qualquer coisa que esteja em seu prato, apenas deixe-a ir. Ela não morrerá de fome. 

10. Saboreie os momentos. Sim, a paternidade é o trabalho mais cansativo do planeta. Sim, sua casa é uma bagunça, a lavanderia está empilhada e o cachorro precisa caminhar. Mas sua criança apenas riu. Aproveite agora - pois essa fase termina num piscar de olhos.