Alimentamos, vestimos, protegemos, proporcionamos escola e distração aos pequenos, mas será que estamos incluindo na lista outro importante investimento: a educação emocional? Lidar com sentimentos adversos e difíceis, como raiva, decepção e tristeza, não é exclusividade da vida adulta. Na infância, as crianças precisam experimentar - e verbalizar - essas emoções. E, conforme especialistas, o desenvolvimento do que chamam de "linguagem emocional" é fundamental para a saúde mental dos pequenos e os vínculos que criarão quando forem adultos. Vem ver aqui 3 dicas muito especiais!


Leia também:

Nossos filhos estão preparados para a vida adulta?

5 dicas para criar filhos bem-educados


1)  Reconheça os sentimentos: para muitos de nós, ver os filhos terem uma explosão de raiva é muito difícil. Nós sentimos sua dor e só queremos fazê-los parar. Essa é uma reação muito compreensível. No entanto, nossos filhos precisam expressar seus sentimentos. Eles precisam aprender que não há nada de errado em sentir e é isso o que importa. Sentimentos que são expressos não ficam reprimidos e essa é uma grande lição para as crianças aprenderem desde cedo na vida. Esse contato com seus sentimentos também ajuda para que a criança aprenda a regular a intensidade deles. No futuro, elas serão mais capazes de fazer escolhas acertadas com relação ao que sentem.

2) Reconheça a importância de dar atenção: na maioria das vezes, as crianças exigem 100% de nossa atenção. Por quê? A atenção é uma necessidade básica de sobrevivência para as crianças. É por isso que, se a atenção não estiver presente de uma maneira saudável no contexto familiar, as crianças desenvolverão comportamentos que lhes permitam obter a atenção de qualquer maneira que puderem (mesmo que de maneira negativa). Isso não significa que temos que estar fisicamente presentes durante o tempo todo. A necessidade depende muito da idade do seu filho e é diferente para cada criança. Agora, se você suspeita que o comportamento do seu filho tem a ver com a sua necessidade por mais atenção, certifique-se de agendar algum tempo para isso. Seu amor deve estar 100% presente e a atenção fornecida nos momentos corretos nutrirá o seu filho de forma inestimável.

3) Reconheça a importância do brincar livremente: as crianças têm a necessidade de explorar e descobrir coisas novas. Essa é a maneira como as crianças aprendem e é também a sua forma de expressar a alegria de viver a vida. Eles também precisam do próprio espaço e de tempo livre, sem distração de TV ou dispositivos eletrônicos, a fim de seguir o seu / sua própria curiosidade interior. Seus filhos precisam de liberdade para criar suas próprias brincadeiras e sonhar. E assim expressar sentimentos e não represar emoções.