É sempre importante descobrir diferentes pontos de vista sobre os mesmos assuntos - e também conhecer novos assuntos e dar oportunidade para novas vertentes de conhecimento

Escolher um livro para a hora do conto pode ser um ótimo momento para ouvir a voz de jovens escritoras negras como Lavínia Rocha ou de autores negros que, como Júlio Emílio Braz, ganharam prêmios nacionais e internacionais com literatura infantil sobre lendas africanas, por exemplo. 

Tem até umas carinhas que você já deve ter visto na tevê e nem imaginava que poderiam estar na contracapa de títulos da seção infantojuvenil das livrarias. 

Confira a lista com 12 nomes e suas principais obras.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

1. Júlio Emílio Braz
Mineiro, Júlio é ilustrador e escritor desde os sete anos. Aprendeu tudo sozinho e aos 21 já escrevia profissionalmente. Entre os prêmios que recebeu por seu trabalho está o Austrian Children Book's Awards e o Blue Cobra Award, do Swiss Institute for Children's Books. Saguairu, que conta a emocionante história de sobrevivência de um lobo-guará e de um índio rendeu ao autor um Prêmio Jabuti em 1989. Além dele, vale conferir Um Garoto Consumista Na Roça, Um Encontro Com A Liberdade e Lendas da África.

2.  Nei Lopes
Compositor, cantor, escritor, sambista, estudioso das culturas africanas e autor de Histórias do Tio Jimbo e Kofi e o Menino de Fogo. Também tem um Prêmio Jabuti para chamar de seu.

3. Lavinia Rocha
Aos 11 anos Lavínia já estava escrevendo o seu primeiro livro. Hoje, mal chegou aos 20 e já conta com três títulos publicados: De Olhos Fechados, Um Amor em Barcelona e Entre 3 Mundos. Ela é engajada em debates sobre questões de raça e também é conhecida pelas suas palestras sobre carreira e feminismo.

4. Oswaldo Faustino
Jornalista, Oswaldo faz parte da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial e já pode até ter aparecido na sua televisão. Ele contava histórias com o personagem Tio Bah na TV da Gente. Vale conferir a série Luana (Luana - As Sementes de Zumbi; Luana - As Asas da Liberdade; Luana - Capoeira e Liberdade) e também Iori - Descobre o Sol, O sol Descobre Iori.

5.Kiusam de Oliveira
É pedagoga, artista, contadora de histórias, bailarina, coreógrafa, professora de danças afro-brasileiras e ainda encontrou tempo para escrever quatro livros infantis: Omo-Oba: Histórias de Princesas; O mar que banha a ilha de Goré; Omo-Oba: Histórias de Príncipes e O mundo no black power de Tayó.

6. Neusa Baptista Pinto
A jornalista fala com crianças sobre a valorização da beleza e da cultura negra a partir dos cabelos. O livro Cabelo Ruim?, que faz parte do projeto Pixaim: Nem bom, nem ruim – Apenas diferente, conta a história de três meninas e suas descobertas e processos de autoaceitação.

7. Lázaro Ramos
O ator é autor de três títulos: A Velha Sentada, Caderno de Rimas do João e Caderno Sem Rimas da Maria. São livros que levam a poesia política e social para o mundo infantil.

8. Elisa Lucinda

Outra carinha que não está só na tevê. Além de atriz, Elisa é jornalista professora, cantora e poeta. Tem 17 títulos publicados e um deles é infanto-juvenil: A Menina Transparente, dono do prêmio Altamente Recomendável (FNLIJ) de 2002.

9. Junião
O campineiro estreou na literatura infanto-juvenil como ilustrador e escritor em 2016 com Meu Pai Vai Me Buscar na Escola.

10. Madu Costa
Mais uma mineira para a lista. Pedagoga, pós-graduada em Arte Educação e escritora, ela fala sobre questões de raça em livros como Meninas Negras, Cadarços Desamarrados e Zumbi dos Palmares - em cordel.

11. Carmem Lúcia Campos
Editora e autora de Quem Fez Isso?, Somos Todos Iguais, A Bisa Fala Cada Coisa e Meu Avô Africano.

12. Edimilson de Almeida Pereira
Poeta e autor traduzido e publicado na Inglaterra, Itália, Espanha, França, Portugal, Alemanha e Estados Unidos. Entre seus títulos para o público infantil estão: Poemas para Ler com Palmas; Histórias Trazidas por um Cavalo-marinho; Rua Luana; O Primeiro Menino; A Nora e os Outros Não Bichos; Belo, o Cavalo; Zezé, O Sapo e Os Reizinhos de Congo.