No fim do dia, o que todo pai e toda mãe quer é criar filhos bacanas. O esforço diário é para que essas pequenas pessoinhas que chegam nas nossas vidas cresçam para se tornar adultos inteligentes, capazes, sensíveis, felizes.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

E para conseguir tudo isso em sociedades complexas como as que vivemos, a gente sabe que não tem regra nem receita. Mas sempre há boas dicas. Ensinar empatia é um ótimo começo (confira 4 dicas para ensinar empatia para as crianças). Na lista abaixo, separamos cinco livros infantis com histórias que podem ajudar nessa empreitada - além de serem divertidas e de renderem ótimas horas do conto!

Morcego Bobo
O morcego chega na floresta e ninguém consegue entender como esse bichinho é tão estranho. Ele diz que o céu fica embaixo e que o mar fica em cima, junto com as montanhas. Para ele, pássaros são bichos rasteiros e minhoquinhas são camaradas que vivem no alto. Por isso, é chamado de bobo e louco. É visto como um tipo um pouco perigoso. Nesse livro de Tony Ross e Jeanne Willis as crianças terão contato com o conceito de ponto de vista. Nem tudo é do jeitinho que a gente enxerga para todo mundo - e tudo bem!

As Descobertas de Vavá e Popó
Já falamos aqui no Primi Stili sobre a importância de dar nomes às emoções. Nessa história, Vavá e Popó apresentam de maneira lúdica o estudo das emoções positivas, feito por Barbara Fredrickson, uma importante profissional no ramo da psicologia positiva. As crianças aprenderão famílias de sentimentos - a família da raiva, a da alegria, a do amor -  entenderão onde moram as emoções positivas.

Eloísa e os Bichos
Eloísa mudou-se de cidade. Chegando na nova casa, ela se sente como um bicho estranho. Tudo é diferente e parece fora do lugar. Este livro é sobre aceitação, adaptação, bullying. É sobre o diferente e sobre aprender a conviver com a diferença.

A Pipa e a Flor
Uma pipa e uma flor ficam amigas. A pipa dá, então, a sua linha e o seu carretel para a flor, confiando à amiga o cuidado com eles. A flor resolve dar bastante linha para que a pipa voe bem alto. E aí, aqui embaixo, começa a sentir-se sozinha e a ressentir a sua amiga pipa - e todas as outras pipas - porque essas podem voar, e ela não. Esta é uma história sobre ciúme, inveja, possessão e… amizade, espaço e compreensão. Tem até versão da história com a Turma da Mônica, ilustrada pelo Maurício de Sousa.

Menina Amarrotada
Aline tinha todo o afeto e o carinho que alguém pode desejar. Até o dia em que seu pai vai viajar e ela fica para trás sem a certeza de que ele voltará. Amor, perda, saudade, raiva e tristeza fazem parte do processo. E conforme os sentimentos relacionados à ausência vão chegando, a menina vai mudando. Ela vai ficando amarrotada pelo vento.