De acordo com a diretora Carmen Rampersad da creche Spanish Nursery: "Nessa idade, as crianças não aprendem um idioma - elas o adquirem." Por isso elas têm mais facilidade em aprender um novo idioma do que os estudos, além disso, as crianças ainda estão formando as conexões neurais, o que ajuda no aprendizado de uma nova língua. Outra vantagem de aprender a nova língua é que isso amplia as habilidades comunicacionais quando pensamos no ponto de vista cognitivo e também do ponto de vista psicossocial. No texto, vamos explicar quais são os pontos principais dessa atividade. 

Favorece o desenvolvimento cognitivo 

Quando pensamos em desenvolvimento cognitivo, uma das primeiras coisas que pensamos são os idiomas, afinal esse processo de aprendizagem permite que as crianças trabalharem as habilidades de memória, leitura e solução de problemas. Ela também ajuda as crianças a desenvolver outras habilidades como solução matemática, a linguagem em si e as ciências. Vamos te mostrar alguns dos outros benefícios cognitivos que aprender uma nova língua traz para o cérebro das crianças, como por exemplo: fixação mnemônica do conhecimento, devido à maior flexibilidade mental das crianças, aceleração do desenvolvimento do conceito de permanência do objeto, capacidade de estabelecimento de analogias e criatividade e facilidade de expressão. 

Aumenta a consciência da língua e da cultura maternas 

Aprender outros idiomas faz com que as pessoas pensem sobre a complexidade da própria língua e a habilidade de a criança aprender um segundo idioma, facilita a aprendizagem da língua materna, já que ela adquire a capacidade de entender as diferenças linguísticas entre ambas e estabelecer analogias. Como ela ganha novos parâmetros para entender a  própria língua, ela acaba ampliando suas percepções sobre a realidade nacional, social e cultural.

Promove a tolerância às diversidades 

Durante o processo de aprender uma segunda ou terceira língua, a criança também aprende sobre a cultura daquele país, sobre o biótipo e comportamentos dos moradores daquela região e isso faz com que ela amplie a consciência e entenda a importância de um mundo plural, essa ação facilita na hora de entender que a diversidade é algo bonito e positivo. 

Outro ponto importante de conhecer outras culturas e conhecer valores diferentes daqueles apresentado pela família e pelos moradores do país, é que ela aprende outras concepções de tempo, espaço e valores. E isso ajuda muito nos relacionamentos interpessoais, já que ela será uma pessoa mais flexível e a torna uma pessoa que resolve conflitos de maneira mais rápida e certeira. Além disso, elas desenvolvem mais a oralidade e têm menos chance de serem tímidas. 

Encoraja o gosto pelo novo

As crianças aprendem por imitação, em qualquer âmbito. Por exemplo, se você quer que seu pequeno tenha uma alimentação mais saudável, você também deve ter, porque ele vai imitar o comportamento dos país. E, na hora de falar uma língua nova não é diferente, as crianças imitam os sons que ouvem e isso faz com que elas tenham mais facilidade em falar de forma fluente quando comparadas com as pessoas que aprendem outro idioma em idades mais avançadas. 

Expor elas a experiências de imersão em outra cultura e língua, faz com que elas tenham vontade experimentarem e se lançarem ao novo, porque estimula a curiosidade. Quando falamos em aprender outro idioma, também falamos em ter contato com outras literaturas e isso estimula ainda mais o gosto pela leitura. É importante que a criança tenha contato com os livros, porque isso estimula a criatividade delas e as levam para um mundo de fantasia. 

Por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto 

Leia mais:

Dicas para os filhos ajudarem mais nas tarefas domésticas

Atividades para incentivar a criatividade do seu filho sem sair de casa

Desfralde: saiba a hora certa e como ajudar seu filho a se adaptar