O desenvolvimento das crianças depende muito dos estímulos que elas recebem ao longo do crescimento. Incentivar a criatividade do seu filho é parte essencial disso, mas com o isolamento social nos deixando mais tempo dentro de casa, os pais se sentiram sem saída.
Sabendo dessa dificuldade e a vivendo na pele, Sara Annapolen, uma estadunidense mãe de duas meninas, decidiu elaborar algumas dicas de atividades para fazer sem sair de casa e que vão ajudar a explorar o lado criativo do seu filho.
Em conversa com a Parents, ela reforçou a importância dessas brincadeiras: “Ser criativo é saudável para nossas mentes e nossos corações. Criar arte sem limites e perfeição é uma ótima maneira de se relacionar com seus filhos. Ela permite que você testemunhe a liberdade de expressão deles e você será incentivado a se soltar também!”. Confira as ideias de Sara:
Arte e natureza
Pincéis podem ser a primeira opção quando pensamos em fazer uma pintura, mas por que não substituí-los por flores? Isso mesmo! Use pétalas de flores que encontrar no seu jardim ou em uma loja para criar quadros únicos com as crianças.
Uma dica extra é sempre vestir seu filho com um avental ou uma roupa que possa sujar. Brincadeiras com tinta tem a bagunça garantida.
Além das mãos
Outra comum opção na hora de usar tintas são as próprias mãos, as crianças se divertem. Então, para variar e explorar uma novidade, use os pés! Consiga um papel ou cartolina bem grande, coloque a tinta que quiser em bandejas e pronto, é só pisar e pintar! Lembre-se que a situação vai ser escorregadia, é preciso atenção em dobro para ninguém se machucar.
Carta do Dia
Quando a criança já sabe escrever, ela consegue contar histórias por meio das palavras e isso é ótimo para treinar a própria expressão. Combine com o seu filho a produção da Carta do Dia. Escolha sempre um tema diferente, vale se inspirar em livros, filmes, brinquedos ou até uma proposta mais geral, como por exemplo, espaço sideral. Agora peça para a criança usar a criatividade e escrever sobre o que você propôs. Ela pode até incrementar a brincadeira com desenhos também.
Cozinha colorida
Utilize corantes coloridos para transformar suas receitas em um verdadeiro arco-íris. Uma ideia simples e divertida é separar vários potes com um pouco de sorvete de baunilha e colocar corantes diferentes em cada um deles. Seu filho vai, com certeza, se interessar pela próxima refeição. Nada melhor do que uma brincadeira comestível!
Museu em família
Já que agora a família toda está produzindo várias artes incríveis, não há motivo para deixá-las guardadas no fundo do armário. Escolha uma parede que esteja livre e aproveite para pendurar as obras das crianças. Elas vão amar a sensação de valorização e ficar orgulhosas do que estão fazendo. Ao longo dos meses, vá atualizando sua pequena galeria para continuar incentivando seu filho a criar novas artes.
Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo
Leia também:
Dicas infalíveis para estimular a criatividade dos pequenos
5 motivos para deixar as crianças sem fazer nada
5 sentidos do bebê: entenda o desenvolvimento e saiba dicas de estímulos