Que a quarentena mudou a vida de todos, não temos dúvidas, mas quem diria que seriam tantas alterações nas nossas percepções e pensamentos? Nas redes sociais, o tema dos sonhos viralizou depois de muitos usuários compartilharem que estão tendo sensações mais reais nesse período em casa. A falta de rotina também afetou o desempenho na escola, na faculdade ou no emprego. Além de tudo, ainda temos a adaptação aos métodos online. Mas outros assuntos bastante falados na internet foram o cansaço e o sono desregulado, que aumentaram muito, mesmo considerando que, tecnicamente, todos tenham mais tempo livre para relaxar. 

Se estamos, supostamente, descansando mais, de onde vem essa falta de energia durante o isolamento social? É normal sentir aquela fraqueza depois de um longo dia de trabalho, se locomovendo pela cidade, subindo escadas, fazendo exercícios, entre outras infinitas opções. Porém, se essas atividades não estão acontecendo, tem que existir algum outro motivo para nos sentirmos assim em casa também. 

O que a gente deixa de levar em conta é o cansaço mental. Com uma mudança brusca em nossas vidas, um cotidiano completamente diferente, notícias preocupantes o tempo todo e a ausência de uma resposta sobre quando tudo vai melhorar, a chegada do estresse se torna evidente. Quando temos momentos livres e de tédio, isso também acaba trazendo a oportunidade de pensarmos nos piores cenários e a ansiedade pode vir com força.

Esses sentimentos preocupantes e pessimistas sobre a situação que vivemos são comuns e causam um esgotamento mental, que, conforme a ciência já confirma, levam ao nosso tão conhecido cansaço físico. Tudo afeta diretamente nossa rotina de sono também, isso explica o motivo de muitas pessoas estarem dormindo menos do que deveriam ou em horários extremamente estranhos. Além disso, o contato com o Sol é um fator essencial para manter o relógio biológico funcionando bem e por estarmos tanto tempo em ambientes fechados, isso se tornou mais um problema. 

A principal tarefa que você deve cumprir para conseguir ficar mais enérgico e ativo em casa é estabelecer sua rotina. Já falamos em outras matérias sobre como manter horários para seus hábitos e definir o que acontecerá no dia pode te ajudar a passar por esse período de maneira mais simples. Essa medida pode melhorar sua saúde mental, seu rendimento e ânimo no cotidiano. 

Outro passo interessante é começar a fazer atividades físicas. A gente sabe que é diferente em casa, mas procure ideias na internet ou consulte alguém da área para te indicar exercícios simples que você possa reproduzir sem sair e sem a necessidade de equipamentos. Assim, além de manter seu corpo ativo, você ainda acalma a ansiedade. 

Evite momentos livres em que você não sabe o que fazer, procure novas atividades para ocupar o tempo. Programe-se para ver um filme, ler um livro, ligar para amigos e família, descobrir uma nova habilidade e deixar o estresse o mais longe possível. 


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Saiba como proteger a saúde mental de sua família durante a quarentena

Home office: saiba escolher o look para melhorar seu rendimento

9 serviços online grátis para sua família aproveitar nesse período em casa