Entre tantas responsabilidades que cuidar de uma criança traz, colocar as roupas é uma necessidade do dia a dia mas nem sempre é tarefa simples. Situações como a birra ou a teimosia na hora de colocar as peças podem ser mais comuns do que pensamos. São momentos únicos que os pais precisam descobrir como lidar. 

Por volta dos 3 e 4 anos de idade, a função dos adultos pode mudar - e até ficar mais fácil. Nesse período, é possível dar os primeiros passos para que seu filho comece a se vestir sozinho. Para a criança, esse avanço traz aprendizado e autonomia. Ela passa a encontrar soluções para os pequenos desafios diários, pratica os movimentos do corpo e a coordenação, e ainda se sente mais independente. Para ajudar a família a dar início a essa adaptação, separamos algumas dicas:

Incentive a autonomia

A criança adora saber que já pode tomar as próprias decisões. Reforçar essa ideia de independência é importante. Comece oferecendo mais de uma opção de look, assim, seu filho tem a chance de refletir sobre e escolher o que gosta mais. 

Respeite preferências e incômodos

Os adultos sabem bem qual tecido, estampa ou estilo de roupas preferem e as crianças também. Seja compreensível quando seu filho explicar que não gosta de usar determinada peça, ele está expressando a opinião e se sentirá respeitado quando você aceitar as decisões. Ajude-o a se livrar de desconfortos básicos como etiquetas ou itens com costuras que irritam a pele, isso pode trazer algumas peças de volta para o interesse dele. 

Roupa suja, não!

Explique sobre a necessidade de lavar as peças de roupa. Mostre onde deve ficar o que está usado e o que está limpo. Ao compreender isso, a criança vai aceitar melhor quando pedir para usar algo e você avisar que está sujo. 

Prática leva à perfeição

Aproveite situações em que não há necessidade de pressa ou correria para que seu filho possa praticar. Deixe que se arrume sozinho e interfira apenas se for pedido. Com 3 anos, ele provavelmente já sabe se virar com o básico, por exemplo, roupas íntimas, moletons e camisetas. Botões e zíperes são mais difíceis, mas com o tempo, ele chega lá. 

Reconheça o avanço

Quando você demonstra que conseguir se vestir é uma tarefa importante e está sendo bem feita, a criança sente mais interesse e prazer em colaborar. 

Agilize o momento com uma brincadeira

Os pais podem até estar preocupados com os horários, mas simplesmente apressar a criança não costuma ser efetivo. Use a criatividade para que o processo seja mais rápido. Uma ideia boa é estabelecer uma quantidade de minutos para seu filho ficar pronto e dizer que se cumprir o tempo, ele ganhará alguma recompensa. 

Hora de se planejar!

Para poupar tempo e garantir que a criança entenda que se vestir faz parte da rotina, ajude-a na escolha do look no dia anterior. Assim, durante a manhã, parece que a tarefa fica mais simples. 


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Qual a solução quando o inverno chega e a criança quer continuar a usar roupas curtas?

Estimule a autonomia do seu filho

Outono/Inverno 2020: saiba quais são as tendências para o seu filho