O desenvolvimento da personalidade de uma pessoa começa na infância. A criança é exposta a diferentes ambientes, situações e pessoas. Com isso, ela absorve conhecimentos novos e percepções do mundo ao redor. Entre muitos fatores que afetam essa construção de originalidade, as próprias roupas que ela usa podem fazer a diferença.

A moda infantil parece ser preocupação exclusiva dos pais ou familiares, mas na verdade, seu filho começa a pensar nela e demonstrar o estilo que o faz bem desde pequeno. Um estudo realizado pela estudante Talita Souza, da Universidade de São Paulo (USP) afirmou essa ideia. 

Segundo a pesquisa, as peças de roupa têm um papel considerável no desenvolvimento a partir dos 4 anos. É por volta dessa idade que a criança tem maior contato com o ambiente externo, conhecendo a mídia e convivendo com meninos e meninas no dia a dia. Nesse momento, ela também começa a se expressar com os próprios desejos e vontades, que ainda estão sendo descobertos. 

O estilo é apenas um dos princípios para a construção pessoal da criança. Ele vai funcionar atrelado a diversos outros aspectos, como por exemplo, a influência dos parentes próximos, as tendências do momento ou as regras impostas pela família. As escolhas que seu filho faz quanto ao que vestir são reflexo do que você veste. Aos poucos, os looks se misturam entre gostos e modelos. 

Famosos ou personagens admirados são outros exemplos presentes nas roupas infantis. Eles não só aparecem em estampas como também ditam padrões do que está em alta entre o universo das crianças. 

Os pais conseguem controlar esse tipo de reação. Influenciadores podem trazer incentivos positivos ou negativos, vale avaliar se seu filho está realmente se sentindo bem com os padrões que segue ou apenas indo na onda do momento. De qualquer maneira, ao optar por uma camiseta com uma figura, a criança está demonstrando que gosta e se identifica com aquilo. O simples ato da escolha deixa claro como um look pode estar relacionado à formação da personalidade. 

Decidindo qual peça de roupa vamos vestir, sem perceber, somos estimulados o tempo todo. Isso vale para os adultos também, cada cor nos desperta uma sensação diferente. O site Pirulitei explica que estampas e cores específicas podem estimular a criatividade das crianças quando tal item é associado a uma atividade para a qual vai ser usado. 

São infinitas alternativas que constroem a relação entre moda e personalidade própria. Seguindo as condições que aparecem ao longo da vida, a criança vai unindo as opiniões que estão se formando sobre o mundo e as próprias características com a possibilidade de usar peças que a fazem se sentir confortável, não só no sentido físico, mas emocional também. As decisões feitas na frente do armário dependem dos aspectos já presentes da personalidade e esses mesmos aspectos são afetados o tempo todo por tais decisões. 


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Tie dye: aproveite o tempo em casa para aderir a essa tendência

Petit Pli: conheça as roupas que crescem junto com as crianças

Moda sustentável: 5 dicas de lojas online para compra e venda de produtos infantis