
Idosos puderam abraçar familiares depois de 60 dias em isolamento (Foto: Reprodução/Instagram @residencialtresfigueiras)
Depois de 60 dias de isolamento social, a administradora da Clínica Geriátrica Três Figueiras, na cidade de Gravataí (RS), percebeu que os idosos moradores do local estavam parecendo cabisbaixos. Pensando nisso, ela encontrou uma solução: um túnel do abraço.
De acordo com a Folha de S. Paulo, Rubia Santos Lima, a responsável, contou que o Dia das Mães costuma ser muito animado na clínica e as senhoras sempre podem comemorar ao lado dos familiares. Mas com a pandemia de coronavírus e os parentes em quarentena, as visitas não aconteceram.

Administradora da clínica teve a ideia de fazer uma cortina de plástico para os reencontros (Foto: Reprodução/Instagram @residencialtresfigueiras)
Mesmo com os idosos recebendo presentes de quem amam, faltava amor nas fotos da data especial. Rubia vinha pensando em uma solução desde então, até que assistiu a um vídeo na internet que mostrava uma americana abraçando a mãe por meio de uma cortina feita de plástico durante o isolamento. Ela não pensou duas vezes em tentar repetir a ideia.
Com a ajuda da mãe artesã, a administradora conseguiu criar o que chamou de “túnel do abraço” e convidou as famílias para visitarem os moradores da clínica. “É uma choradeira”, ela contou sobre os reencontros emocionantes.
Rubia afirmou que os encontros são feitos com horário marcado e com intervalo entre eles para que o túnel possa ser higienizado da maneira correta. Assim, em menos de uma semana, os idosos da clínica conseguiram dar um abraço em quem amam.

Idosos ficaram emocionados com os encontros pelo "túnel do abraço" (Foto: Reprodução/Instagram @residencialtresfigueiras)
Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo
Leia também:
Como manter a relação com os avós durante o isolamento social
Criança escreve carta para vizinho de 93 anos durante quarentena e história vai te inspirar
Menina encontra jeito inusitado para falar com vizinhos idosos na quarentena