Crianças chegam na família trazendo muito amor e a verdade é que elas crescem tão rápido que quando percebemos, já estão enormes. A infância passa depressa, mas conseguimos aproveitá-la. Já os itens necessários durante esse período acabam se perdendo num piscar de olhos. 

Em uma semana, aquele brinquedo que você achou que duraria para sempre com o seu filho foi deixado de lado. De maneira involuntária, o mesmo acontece com as roupas infantis. Peças que poderiam ser ótimas por muito tempo, acabam sendo usadas uma ou duas vezes, pois a criança cresce e elas não servem mais. 

Esse problema é comum em qualquer família, mas existem soluções que, além de garantirem que o guarda-roupa de seu filho continue com itens úteis para ele, ainda incentivam uma corrente do bem. 

Algumas marcas criaram lojas online que permitem compra e venda de produtos infantis em bom estado. Portanto, as mães podem repassar - e até lucrar com - brinquedos ou peças que mal foram usadas em casa e adquirir outras por preços mais acessíveis.

Essa troca promove uma onda de desapego e o consumo sustentável, reaproveitando o que continua novo mas acabaria sendo perdido. Lembrando também que um processo feito pela internet é perfeito para os tempos de pandemia que estamos passando, evitando contato físico com outras pessoas.

Para te ajudar a aderir esse movimento tão importante e benéfico, separamos cinco sites com essa finalidade. Confira uma descrição de cada um para que você encontre o ideal:

Antes de Mim

O Antes de Mim propõe uma experiência completa. Além da compra e venda de produtos infantis de maneira muito intuitiva, o site também permite o compartilhamento de histórias. Cada peça vendida pode vir com uma memória junto. Na aba de confissões da página, mães e pais podem fazer desabafos de forma anônima. E agora, com uma nova função, você pode escolher doar parte do lucro que tiver com as vendas para ONGs parceiras.

Segunda Mãozinha

O site é um guia de brechós infantis por todo o Brasil. É possível descobrir as lojas mais próximas, fazer compras online e também entrar em contato para vender as peças do seu filho que estão em boas condições. 

ReKids

É um aplicativo que possibilita que você poste as roupas que pretende vender. Quando alguém se interessar, existe a opção de uma negociação por mensagens para decidirem preço, pagamento e como a entrega será feita. Durante a busca para compra, o sistema permite que sejam incluídos filtros, para que apareçam apenas produtos da idade e tamanho ideais para o seu filho. Por funcionar no país todo, você pode limitar o território em que quer procurar. 

Brincou Trocou

Voltado para os brinquedos infantis, o site promove trocas gratuitas e doações. Ao escolher algum item, é necessário pagar apenas o frete. Toda vez que você cadastrar um brinquedo, recebe moedas virtuais que poderão ser utilizadas para adquirir outro. 

Não cabe mais

A página oferece a venda de roupas seminovas, mas com exigência de padrões de alta qualidade. A seleção dos itens que entram no site são mais rigorosas. São peças “premium”, que ainda estão com etiqueta, de marcas mais conhecidas e em condições impecáveis. 


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Petit Pli: conheça as roupas que crescem junto com as crianças

Brechó: a moda sustentável que veio para ficar

Bebê Organic: materiais orgânicos para as roupas das crianças