Cada momento histórico influencia de uma maneira única os diversos setores de trabalho. Isso não é diferente no universo da moda. Nomes importantíssimos como Gabrielle Chanel e Christian Dior revolucionaram ao criarem peças de roupa que se encaixavam corretamente aos interesses e pensamentos do público após um acontecimento de impacto mundial como a atual pandemia

As mudanças em nossas vidas são incontáveis depois da quarentena e continuamos tendo que lidar com a presença de um vírus do qual temos poucas informações sobre. Mas todos temos que nos adaptar às novidades. Com a necessidade de distanciamento social, escolas e faculdades estão fechadas e a maioria das empresas de serviços não-essenciais resolveu adotar o método de home office para continuar funcionando. Assim, o dress code que os funcionários respeitavam para o cotidiano foi ficando cada vez mais relaxado, já que o trabalho é todo feito sem sair e sem ninguém ver o que cada um está vestindo

Enquanto campanhas na internet incentivam que as pessoas se arrumem mesmo dentro de casa para que se sintam bem e especialistas indicam que uma simples produção pode melhorar seu rendimento, o mundo da moda segue sendo afetado. Eventos importantes e desfiles foram cancelados para que não gerem aglomerações, fábricas diminuíram as produções e peças de luxo para ocasiões diferentes já não estão chamando mais a atenção do público. 

Agora, as marcas, sejam lojas de departamento ou grifes luxuosas, começam a encontrar um ponto de foco: o conforto. Sem deixar o estilo de lado, a tendência é uma mistura de peças aconchegantes que ainda sejam adequadas para cada situação. No caso do home office, por exemplo, os looks continuam tendo “cara de trabalho”. 

João Braga, professor de História da Moda, confirma a Nossa como essa adaptação ao conforto se tornou inevitável e outros períodos impactantes da história mundial, como as duas grandes guerras, também mostraram alterações significantes no estilo. Segundo ele, não faria sentido as marcas seguirem exibindo luxo durante um momento delicado como a pandemia. 

Outro aspecto que podemos comentar é o novo acessório que deve se encaixar na moda, a máscara de proteção. Enquanto a ciência não encontra uma solução para o coronavírus, existe a necessidade de se prevenir. O item deverá ser usado no rosto no dia a dia e, além de preservar nossa saúde, vai fazer parte do look. Com estampas coloridas ou neutras, as lojas devem inovar cada vez mais nas vendas. Portanto, a nova maneira de estar estiloso é se sentir confortável e protegido!


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

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