Semanas passaram desde que a pandemia de coronavírus colocou o país em quarentena. Sabemos que a doença é de fácil contágio e as organizações de saúde ao redor do mundo orientam a população com as maneiras de prevenção: lavar as mãos, fazer uso de álcool gel com frequência, usar máscaras no rosto e principalmente, evitar ao máximo sair de casa e entrar em contato com outras pessoas. 

Mesmo seguindo essas recomendações básicas, alguns acabam contraindo o vírus sem ao menos entender o que faltou ser higienizado para garantir a própria proteção. Tudo o que chega na sua casa agora deve ser tratado com mais cuidado. Itens de compras devem ser limpos. Depois de sair, suas roupas devem ser lavadas. Mas acabamos nos esquecendo de algumas coisas que podem trazer grande chance de contaminação para dentro da nossa residência. Por exemplo, celulares, óculos, chaves e sapatos. 

Com comportamento semelhante ao de outros vírus e bactérias, o causador do Covid-19 pode sobreviver em superfícies sólidas, como a sola de seus sapatos. Sendo assim, você pode não contraí-lo nas ruas, mas acaba colocando o vírus dentro de casa, contaminando o ambiente e colocando a família em risco. 

De acordo com o jornal Exame, uma pesquisa da Universidade de Arizona, nos Estados Unidos, mostrou que podem existir mais de 400 mil bactérias ou vírus numa sola de sapato. Essa parte do calçado costuma ser feita de materiais sintéticos, como borracha e couro, que não permitem a passagem de ar. Isso torna o local propício para que gotículas que esteja pairando se instalem ali. 

Especialistas defendem que, no caso da nova doença, é possível que o coronavírus sobreviva em superfícies sintéticas por cinco dias ou mais. Portanto, o ideal para quem tem a necessidade de sair para trabalhar ou por serviços essenciais é que retire os calçados antes de entrar em casa. Pegue-os com as mãos e leve direto para serem higienizados com álcool, desinfetante ou até mesmo na máquina de lavar. Para garantir total proteção da sua família, vale a pena ainda limpar os cômodos da casa pelos quais passou com o objeto e abrir as janelas para aumentar a circulação do ar. Locais fechados também aumentam a probabilidade de contaminação.

O Ministério da Saúde continua indicando as medidas que devem prevenir a todos do contágio de Covid-19 de acordo com os novos estudos que vem sendo desenvolvidos sobre a doença. Mas nesse momento, todo cuidado é pouco. É importante continuarmos seguindo as orientações de proteção e limpeza, mantendo o isolamento social e ainda reforçando a atenção com objetos do cotidiano que podem trazer o vírus para casa.


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Seu celular é mais sujo do que imagina! Saiba como manter limpo em tempos de coronavírus

Máscaras de tecido: saiba a importância desse acessório que deve fazer parte do look diário

Saiba como proteger sua família do coronavírus