Se tem um ato que sempre fez parte da rotina de todos é o momento de escolha do look do dia. Seja algo mais formal para um momento importante no trabalho ou uma roupa casual para sair com os amigos, independente da situação, essa etapa do cotidiano estava presente. Mas as coisas mudaram e com o período de quarentena, as pessoas pararam de se preocupar com estilo enquanto estão em casa. 

“Já que ninguém vai ver, fico assim mesmo.” Essa se tornou a explicação universal para deixarmos de lado nosso guarda-roupa e só usarmos aquelas roupas confortáveis que não costumamos vestir para sair. Mas quando você escolhe seu look, ele é para você ou para os outros?

Tirar o pijama e se arrumar, por mais simples que pareça ser, é um processo que ajuda a cuidar de sua autoestima. Não é simplesmente uma escolha feita para agradar quem vemos na rua, é algo que deve ser prazeroso para nós independente de opiniões externas. 

Sabemos que a saúde mental da maioria das pessoas foi afetada em certo grau desde o início da pandemia. A falta de interação social e a mudança radical no cotidiano por conta do isolamento não poderiam acontecer sem influenciar nossa estabilidade. Então, essa é a hora de pensar naquilo que fazemos sem perceber o valor e que pode ser útil para melhorar a animação e aliviar o estresse em casa. 

Nas redes sociais, o uso da hashtag #lookdodia foi substituído por expressões mais representativas quanto a fase em que estamos vivendo. Blogueiras internacionais já lançaram várias ideias para que os seguidores se vistam e se divirtam sem quebrar a quarentena. Com isso, tags como #dressforyourself (vista-se para si) ou #sdstylechallenge (desafio do estilo no distanciamento social) começaram a aparecer mais entre os usuários. 

Não é necessária uma relação especial com a moda para voltar ao hábito de se produzir para o dia. Para em frente ao seu armário e escolha os looks que são mais a sua cara. Você pode até aproveitar esse tempo para se reinventar e testar novos estilos e combinações que não testaria antes. Assim, também vai perceber que impunha limites em suas roupas por conta de padrões e estereótipos que agora não se sentirá na obrigação de seguir. Ninguém nunca precisou estar dentro desses parâmetros, mas às vezes, acontece sem que você perceba. Então faça aquela produção em casa, sim, do jeito que quiser. Se sinta mais livre e fique bem consigo mesma. 

O simples ato de se arrumar pode ser um processo agradável e ainda trazer um resultado positivo nesse período difícil. Um pedaço da sua rotina que parecia apenas um detalhe pode melhorar sua saúde mental e autoestima. 


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Home office: saiba escolher o look para melhorar seu rendimento

Todo desafio traz aprendizados! Veja o que a quarentena pode nos ensinar

Saiba como proteger a saúde mental de sua família durante a quarentena