Você já parou para pensar no que acontece dentro do cérebro da criança quando ela está brincando? Para além de todas as experiências que estimulam a imaginação, desenvolvendo a cognição e a interação social dos pequenos, dentro do cérebro, aspectos fisiológicos sofrem alterações fundamentais para o sistema neurológico da garotada. A pediatra Ana Escobar, doutora pelo departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP, revela algumas dessas transformações em entrevista para o projeto TempojuntoEu fiquei encantada com as informações e compartilho com vocês algumas delas.

"Brincar desenvolve todo o sistema neurológico de forma absoluta, e desenvolve também uma das coisas mais importantes que a gente tem, que é a imaginação. É ela quem nos dá as possibilidades e potencialidades de seguir novos caminhos na vida adulta", explica a médica.


Leia também:

5 dicas para criar filhos gentis

4 coisas que só os avós podem fazer pelas crianças


Ana explica que, enquanto brinca, a criança - ou mesmo o adulto - estimula as sinapses, que é a comunicação entre os neurônios. 

"Do ponto de vista da saúde, brincar é que permite que os neurônios se conectem. Isso se chama neuroplasticidade: quanto mais conectados estiverem os neurônios, melhor para as capacidades cognitivas de cada um", comenta.

Você pode acessar aqui, no site do Tempojunto, outras informações e dicas sobre os benefícios do brincar,