Nomeado de Be a Bat Man, - “seja um homem morcego” - essa roupa pode parecer uma fantasia vinda de um filme futurístico, mas na verdade, é um projeto recente que deve servir de proteção contra o coronavírus. O título foi pensado na provável relação do animal com a origem da doença e também, em referência ao famoso herói da DC Comics.

Sun Dayong, um arquiteto chinês, desenvolveu o projeto de um traje que funciona como um escudo para ser usado em regiões de maior perigo do novo vírus. O design utiliza a luz ultravioleta para se autoesterelizar e criar um ambiente seguro para o usuário.

Tiras de carbono formariam os suportes da parte de trás da roupa, em formato de asas, como as de um morcego, para que pudessem ser vestidas como uma mochila. Um tipo de membrana para essas asas seria feita de filme de PVC, funcionando de maneira semelhante a um pára-brisas de carro.



A parte de trás do look de proteção remetem as asas de um morcego, por isso o nome "Be a Bat Man" (Foto: Reprodução/Dezeen)


Para funcionar de maneira que o traje continue sempre limpo, o plástico de proteção teria fios embutidos que aqueceriam a roupa até uma temperatura que seria capaz de matar qualquer tipo de patógeno que entrasse em contato com a pessoa. Segundo Sun, a temperatura de 56°C seria a necessária para exterminar o coronavírus. 

O arquiteto reforçou que o projeto ainda precisaria do auxílio de engenheiros para realmente ir para frente. Ele espera encontrar patrocínio para desenvolver o look e ofereceria seu trabalho como designer de graça.


O traje "Be a Bat Man" foi criado para proteger do coronavírus (Foto: Reprodução/Dezeen)

A parte da frente da roupa criada por um arquiteto chinês como proteção do coronavírus. (Foto: Reprodução/Dezeen)


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Conheça a designer que faz moda bem humorada (e as saias mais fofas do planeta!)

Praia com segurança: os looks com proteção UV para curtir o verão

Fantasias infantis criativas para se inspirar e a importância do faz de conta