Os livros são uma ótima forma de educar as crianças e dar exemplos a elas. Muitas histórias trazem uma lição de moral ou um comportamento considerado adequado pelos adultos e pelas gerações anteriores. Estimular a leitura desde cedo trás vários benefícios para a criança, porque é uma forma de educá-las e incentivar a criatividade delas, por isso, resolvemos trazer alguns livros que vão ensinar seu filho sobre racismo e diversidade. 

Mandela: O africano de todas as cores 


Nelson Mandela é um símbolo de coragem e paz para todos, ele liderou uma resistência contra o apartheid na África do Sul, ele se tornou admirado e amado por muitos. Ele ficou preso por 27 anos e foi solto em 1994, se tornando o primeiro presidente negro do país. O livro tem vários ilustrações e vai apresentar a história do homem que lutou pela união dos povos de todas as cores e que até hoje é uma grande fonte de inspiração.

Meu crespo é de rainha 


O livro foi escrito por Bells Hook, ela é uma grande referência em debates sobre vivências e filosofias étnico-raciais. Ela já escreveu vários livros e artigos que foram publicados no mundo inteiro. O livro "Meu crespo é de rainha" enaltece as características negras e faz isso em forma de poemas rimados com ilustrações. 

Amoras


Esse foi o primeiro livro escrito pela rapper Emicida e ele escreve sobre a importância de valorizar quem somos. Usando as referências da natureza e o reconhecimento de si, a história fala sobre a importância da beleza negra. "Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também".

Tibúrcio


O livro traz ilustrações e rimas que resgatam a cultura brasileira inspirados na arte do cordel e mostra a amizade entre o dono e o burro Tibúrcio. Ele traz relatos reais e a temática é a rural, fazendo as crianças refletirem sobre os valores que realmente importam: companheirismo, união e parceria. A grande lição do livro, é que o dinheiro não compra o que é mais importante.

Sulwe 


O livro foi escrito pela diretora e atriz de cinema Lupita Nyong'o, Sulwe significa literalmente, entre estrelas, daquelas que aparecem no céu escuro, à meia-noite. E quem é que não gostaria de brilhar como elas? A personagem principal desse livro é uma garota negra que embarca em uma aventura que vai despertar nela o senso de beleza. 

Por Isabel Martins, filha de Heloisa e José Augusto 

Conheça as cores que vão ser tendências em 2021 e entenda os significados

"Entender uma criança é respeitar, acolher e torná-la segura"

"Não dá mais para apenas sermos não racistas, precisamos ser antirracistas"