Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

 

Chegou ao Brasil o livro Meu Crespo é de Rainha, da autora Bell Hooks (pseudônimo de Gloria Jean Watkins). Ela escreveu a obra depois de testemunhar um ato de racismo em uma escola primária do Brooklyn, nos Estados Unidos, quando uma professora leu um livro que falava de cabelos “ruins”.

Publicado originalmente em 1999 em forma de poema rimado e ilustrado, a delicada obra chega por aqui pela editora Boitatá. A leitura apresenta às meninas brasileiras diferentes penteados e cortes de cabelo de forma positiva, alegre e elogiosa.

O livro faz uma reflexão importante sobre a importância da valorização pessoal e da busca pela diversidade. O mundo está precisando mais do que nunca, não é mesmo? 


Veja também:

Cabelo cacheado vira concurso de beleza em escola

Autora valoriza cultura afro para empoderar crianças


Sabemos que milhares de mulheres, incluindo meninas muito novas, sofrem tentando se encaixar em padrões estereotipados de beleza. Muitas vezes, esse sofrimento acaba causando problemas que podem incluir desde questões de insegurança e baixa autoestima até distúrbios como anorexia e depressão. 

Para as meninas negras, o peso pode ser ainda maior pela falta de representatividade na mídia e na cultura popular e pelo excesso de referências eurocêntricas. 

Nesse sentido, Meu Crespo é de Rainha é um livro que enaltece a beleza dos fenótipos negros, exaltando penteados e texturas afro, com o objetivo de oferecer referências as meninas - para que se sintam representadas e admiradas.