O número de roupas do bebê não para de crescer e o espaço do armário parece que fica cada vez menor. No meio de bagunça, tudo se complica. Um guarda-roupa desorganizado leva a um dia a dia mais estressante quando a mãe não consegue encontrar as peças que queria, ou quando há mais itens que não servem do que os que realmente podem ser usados. Para não perder tempo com esses obstáculos, separamos 6 passos que vão deixar o armário do seu filho muito mais funcional para a família toda.

Na idade certa!

A primeira etapa é dividir as peças em grupos de mesmo tamanho. Portanto, junte os itens de recém-nascido, depois um conjunto diferente para os de zero a três meses, outro para três a seis meses e por aí vai. Assim, você já começa a visualizar tudo que tem de uma maneira melhor. 

Lá em cima

Não adianta colocar nos lugares mais acessíveis aqueles itens que são muito pouco usados, como alguma roupa para uma ocasião especial, por  exemplo. Na parte de cima do armário que geralmente é mais difícil de alcançar, organize essas peças que são menos utilizadas, aproveite para colocar brinquedos, seu estoque de fraldas e algum outro acessório que ficou sem lugar. 

No cabide

Hora de pendurar! Vestidos, casacos, macacões ou jardineiras são as melhores opções para serem colocadas em cabides. Uma dica legal é que, se alguns desses itens são de idades mais avançadas, você pode usar divisores que te ajudam a manter os grupos de tamanhos sempre juntos. Assim, sabe se já chegou o momento de seu filho usar aquele novo casaco lindo ou não. 

Enchendo as gavetas

Elas costumam ser os lugares mais práticos, preencha com os itens de uso diário dos seus filhos, como bodies, camisetas, calças e acessórios. Aproveite a separação por tamanhos que já tinha feito, e organize as gavetas de acordo com eles. Conforme o crescimento da criança, retire o que não serve mais e vá colocando na parte mais acessível, as peças da idade atual. Se o espaço é grande e as coisas parecem que ficam bagunçadas demais, opte por colocar uma divisória dentro da gaveta. 

Sem esquecer do pé

Os calçados podem ser colocados em uma gaveta grande ou em uma prateleira, dependendo do espaço disponível. O importante é continuar com a divisão por tamanhos, para que as escolhas sejam mais práticas. 

Sobrou lugar?

Bebês sempre tem objetos que não acabam mais, nenhuma área fica sem nada. Use as prateleiras ou gavetas que sobrarem para colocar roupas de banho ou de cama, como toalhas e lençóis. Se ainda houver espaço, brinquedos também são sempre bem-vindos. Caso tenha algum espaço do armário que não possui alguma divisão, cestas e caixas são uma ótima alternativa para arrumar o que falta, vale colocar cobertores, mantas, etc.


Por Giulia Freitas, filha de Eliane e Paulo

Leia também:

Inverno: como saber se o bebê está bem agasalhado ou com roupas demais

7 dicas para ensinar seu filho a se vestir sozinho

Tie Dye: aproveite o tempo em casa para aderir a essa tendência