A dupla tecnologia e criança sempre traz preocupações aos pais. Por mais que a Internet seja auxiliar nos estudos e no acesso à informação (e à diversão), é preciso estar atento ao conteúdo ao qual os pequenos são expostos quando estão online

Um aplicativo que permite aos pais controlarem o que pode ser visto no celular - e o que os filhos andam fazendo nos smartphones. A novidade foi anunciado pelo Google.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Com a disseminação da tecnologia - e a consequente facilidade de acesso a conteúdos impróprios -, agora os cuidadores de crianças podem controlar o que pode ou não ser visto em um smartphone que tenha sistema operacional Android. 

O aplicativo, chamado Family Link, dará o poder de limitar downloads de serviços, assim como o horário e o tempo de uso do aparelho. Com participação de engenheiros do Google no Brasil e nos EUA, o app estava em teste desde setembro de 2017. O primeiro mercado a receber a novidade, fora dos país americano, é a América Latina.

Alguns exemplos de funcionalidade são: aprovar ou proibir apps instalados da Google Play Store; limitar o horário de uso do celular e para cada aplicativo; monitorar o tempo gasto por aplicativo em períodos semanais e mensais; bloquear remotamente o dispositivo em determinada hora do dia - como a hora de dormir ou do almoço.

O Google divulgou que, com o aplicativo, “não está fazendo o papel dos pais", mas apenas fornecendo uma ferramenta para que esses possam gerenciar o que acham mais adequado para seu filho.  

Neste link, a empresa dá dicas de como os pais podem monitoras os filhos e tornar o acesso à Internet mais seguro.