Acabamos aprendendo mais sobre brinquedos quando nos tornamos mães, certo? Qual a diferença entre um eletrônico que exige interação da criança, outro que "faz tudo sozinho" e a criança fica apenas como espectadora ou aqueles brinquedos ditos "antigos", usualmente de madeira, que instigam a lógica, a atenção e o aprendizado? Todos podem ser divertidos, mas há brinquedos que andam de mãos dadas com a criança, auxiliando também no seu desenvolvimento enquanto ela brinca.
É nessa categoria que se encaixam os Brinquedos Waldorf. Eles unem diversão e educação e são inspirados na Pedagogia Waldorf, implantada pelo educador Rudolf Steiner em 1919, na Alemanha. Esses brinquedos têm características lúdicas, que estimulam a imaginação e desenvolvem a criatividade, o emocional, equilíbrio, as noções de movimento e os sentidos. Com isso, contribuem para o convívio social com outras crianças e para os pequenos se localizarem no mundo.
Veja também:
Eletrônicos podem afetar a capacidade de comunicação dos bebês
Deixe seus filhos brincarem na natureza!
Já falamos muito aqui que brincar é essencial para que as crianças tenham a mente estimulada - e para que o acesso ao mundo adulto não aconteça de forma tão precoce, pulando etapas. Dê uma olhada na coleção de brinquedos que seus filhos têm em casa e observe se eles também têm à disposição elementos que os ajudem a construir o mundo como crianças, e não apenas serem espectadores do mesmo.
Uma boa notícia é que é possível pesquisar e comprar online vários desses brinquedos aqui no Brasil. A loja Brinquedos Waldorf oferece uma enorme variedade deles, vale a pena espiar. Os artigos são separados por idade, caso você tenha dúvidas, e por categorias, como desenho e pintura, brincando de casinha e destaques. Adorei a bicicleta Woodbike <3